Entre os dias 27 e 28 de novembro, o Projeto Entrelaça, em parceria com a Fundação de Educação de Paiçandu, realizou o II Módulo do Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa, com a facilitação da Me. Raimunda Caldas Barbosa, do Marista Brasil.
O curso teve como objetivo dar continuidade ao aprendizado teórico e prático dos fundamentos da Justiça Restaurativa para formar facilitadores para a condução de círculos não complexos de mediação. A proposta é fortalecer a cultura de paz, do cuidado no ambiente escolar, comunitário e institucional.
Com a participação de 35 pessoas o módulo, contou com representantes das escolas e CMEIS, incluindo diretoras, assessoras educacionais, conselheiros de direitos, profissionais liberais e lideranças comunitárias.
Depoimentos dos participantes
Para Ana Maria Masson, Conselheira de Direitos, a formação foi uma momento marcante e significativo. “Ana que chegou no primeiro dia não foi a mesma que saiu no último. Saio com o senso de quanto precisamos nos ouvir e aprender ouvir o outro com empatia. Saio daqui com o desejo de ser luz neste mundo necessitado de paz, de amor. Obrigada amigos pela paciência comigo, valeu passar 4 dias com vocês”.
Já Raimunda Caldas Barbosa, da Coordenação da Qualidade Social da Educação do Marista Brasil, deixa registrado sua alegria e satisfação em ter participado do Entrelaça, com destaque para a oportunidade de ser a facilitadora na formação em Práticas Restaurativas para um grupo interessado e comprometido como foi o das lideranças de Paiçandu. “O grupo sinalizou em várias oportunidades o interesse em propagar o aprendizado do curso e transformar as suas realidades. Obrigada pelo confiança e respeito! Sigamos juntos”.
Por fim, Marcio Castilho, Articulador local ressalta que ter articulado o Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa em Paiçandu foi uma experiência gratificante. “Observamos crescimento significativo nos participantes, que agora estão capacitados para: facilitar círculos restaurativos, promover diálogo construtivo, empoderar comunidades, fomentar cultura de paz. Acreditamos na força potente dos frutos desse curso que foi inédito no município. Nosso muito obrigado a todos que contribuíram direto ou indiretamente com o curso”
Com mais essa atividade o Entrelaça vai deixando sua marca e seus frutos no território envolvendo e formando pessoas para fortalecer a Cultura de Paz, entrelaçando sonhos e perspectivas.