Uma das Prioridades do Triênio é a Animação Vocacional, que se compromete com o despertar das vocações. O objetivo estratégico gira em torno da promoção a Cultura Vocacional nas Frentes da Missão por meio do fortalecimento dos processos de Animação e do testemunho de vida religiosa. Com isso, o Projeto Jovem Cristão, criado na pandemia, tem o intuito de ser aplicado virtualmente e presencialmente, visando proporcionar espaços para diálogo e partilha sobre a vida como vocação.
Inspiração e contribuição
A saber, o projeto Jovem Cristão busca ajudar no despertar vocacional, na caminhada e no discernimento de vocação de forma íntegra, por meio de formações, experiência de espiritualidade e ações solidárias.
Dessa forma, contribui com a divulgação da Missão Marista, de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, assim como a vocação do Irmão Marista, encantar os jovens para o nobre estilo de vida.
De acordo com Ana Cappellesso, analista educacional que fez parte do grupo de construção do projeto Jovem Cristão, o objetivo é que os adolescentes comprometam-se com o trabalho da Igreja. Também, que sejam mais assertivos e reflexivos na escolha vocacional. Ou seja, perpetua-se o compromisso de evangelizar com mais Irmãos, leigos e leigas.
Como participar
“Para participar (do projeto Jovem Cristão), é necessário estar na catequese, grupos de jovens ou outro movimento pertencente a Igreja”, explica Ana.
Atualmente, participam adolescentes do pós-Crisma, grupos de jovens e adolescentes de dioceses, paróquias e/ou comunidades.
Como funciona o projeto Jovem Cristão
A saber, o projeto Jovem Cristão ocorre quando firma-se uma parceria entre Animação Vocacional e a diocese ou comunidade.
Desse modo, os encontros são realizados nas dependências da paróquia ou comunidade. O planejamento é feito pela equipe local: pároco, coordenadores de grupos e/ou catequese juntamente com os Irmãos Maristas e Animadores Vocacionais.
Resultados e objetivos do projeto Jovem Cristão
Segundo Ana Capelesso, é difícil mensurar um resultado, porém registra-se a partir dos números de participantes e parcerias realizadas.
Assim sendo, o Projeto conta com 10 encontros, divididos em três eixos:
- Vocação a Vida (com 4 encontros)
- Maria, modelo de vocação (com 3 encontros)
- Vocação a serviço (com 3 encontros)
Cada encontro tem quatro momentos: ver, julgar, agir e celebrar.
A saber, o objetivo é que cada jovem consiga participar de todos os momentos até a conclusão (aproximadamente 1 ano), engajando-se nos trabalhos das pastorais e movimentos eclesiais.
Prioridade do Triênio – Animação Vocacional
Vale ressaltar, ainda, que a atuação da Animação Vocacional está diretamente relacionada com a primeira Prioridade do Triênio no período de 2021-2024.
Quer saber mais? Acesse a página criada para reunir informações sobre as prioridades!