Relatos Escolares da Região América Sul – Experiências maristas em tempos de Covid-19. Esse é o título do e-book que registra mais de 100 projetos desenvolvidos pela Educação Básica durante a pandemia.

Em síntese, a publicação reúne narrativas de experiências, desafios e aprendizados vivenciados nas unidades de sete países. São eles: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru.

Sobre a publicação

A saber, a obra apresenta conteúdos em português e espanhol. Exemplos do quanto a missão marista foi resiliente e buscou adaptações. E, sobretudo, seguiu viva. Da sala de aula para a sala de casa. 

São quase 500 páginas, como resultado de uma curadoria que começou no segundo semestre de 2020. Nesse sentido, o material finalizado tem o objetivo de reconhecer e valorizar a atuação de cada educador e educadora nesse período adverso. Além disso, servirá para pesquisa e uma rica documentação histórica.

E-book Educação Básica

Um caminho repleto de aprendizados e desafios

Em 2020, foram muitas as adaptações implementadas nos diversos espaços escolares maristas. Consequentemente, a Rede de Escolas da Região América Sul percebeu a importância de registrar iniciativas, vivências e aprendizados.

Sendo assim, mobilizados por esse olhar sensível, a equipe construiu um e-book. Uma seleção de narrativas dos principais projetos desenvolvidos ao longo desse um ano de mudança de rotinas. Um processo elaborado em sintonia com os educadores, a fim de representar a multiplicidade de Unidades de Educação Básica.

Soluções construídas pela Educação Básica

O coordenador da equipe regional da Rede de Escolas, Ricardo Mariz, conta como foi a articulação do projeto e o desafio de reunir as vivências e aprendizados em um momento tão atípico.

“Foi comum entre as Províncias o esforço para compreender a dinâmica da pandemia, as condições necessárias de cuidado e a oferta de soluções alternativas para continuidade dos processos de aprendizagem e de assistência”, comenta. 

Mariz ainda destaca que, a partir da iniciativa, foi possível perceber a intensificação das soluções de tecnologia. Assim como o cuidado com os estudantes com dificuldades de acesso, criação de protocolos de segurança específicos para escolas, a revisão dos planejamentos e formas de avaliação. Em suma, o esforço de todos por um duplo movimento: cuidar da vida e da aprendizagem. 

“A publicação cumpre o papel de sistematização desta experiência, partilha dos aprendizados feitos e das soluções construídas. Dessa forma, podemos encurtar caminhos, evitar erros e ampliar práticas que estão dando certo”, avalia o coordenador.

>>>Clique aqui para baixar o e-book.

Lançamento

O lançamento virtual do livro foi realizado na tarde do dia 10 de junho de 2021. O evento, promovido pela Rede de Escolas da Região América Sul, contou com a transmissão do canal do Youtube da Umbrasil. 

A ocasião contou com a participação da equipe da Rede de Escolas e do Secretário Executivo da Região América Sul. Bem como de educadoras que representarão os 167 casos enviados. 

Para assistir, então acesse: