Você sabia que o entorno da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) agora também sedia uma Casa de Francisco e Clara? Trata-se de um lugar de abertura e de fortalecimento da interação com a comunidade da qual a universidade faz parte.

Essa iniciativa tem o intuito de conduzir a universidade para atitudes mais próximas do Evangelho e do exemplo de Jesus: com simplicidade, diálogo ecumênico, com a promoção da paz, o cuidado da criação e da ecologia integral.

A inauguração do espaço – localizado na Rua Guabirotuba, número 283, no bairro Prado Velho, em Curitiba – foi no dia 4 de outubro, com a presença da comunidade acadêmica, de representantes da Vila Torres e da PMBCS. Anteriormente, o local abrigava a Casa da Comunidade e do Seminário S. Pedro Chanel da Sociedade de Maria.

Movimento local e global

A Casa de Francisco e Clara é uma proposta alinhada ao movimento da Economia de Francisco e Clara e do Pacto Educativo Global. Ela surge da realidade territorial da nossa comunidade como espaço popular de organização estratégica em torno da pedagogia do encontro. Cumpre às universidades o desenvolvimento de espaços formativos e experienciais que considerem as necessidades de sua comunidade. Por isso, o caminho que direciona a criação de uma Casa de Francisco e Clara na PUCPR é a Economia do Conhecimento.

“Nesse sentido, nossa Universidade – como Universidade Católica – assume as orientações do Papa Francisco e busca ser uma “Universidade em Saída”, mostrando-se não como uma ‘ilha’, isolada da sociedade, mas como membro efetivo da comunidade de Curitiba”, destaca o Ir. Rogério Renato Mateucci, Reitor da PUCPR, na cartilha que apresenta a iniciativa.

De acordo com o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial, a Casa de Francisco e Clara traz muita alegria para a PMBCS. “São Marcelino Champagnat nos legou aqueles em situação e vulnerabilidade social e lutou para levar-lhes educação e evangelização. No entorno da PUCPR temos esse público. Que emblemática essa iniciativa, já bem inscrita no programa de Igreja do Papa Francisco”, afirma.

>> Confira a cartilha sobre a Casa de Francisco e Clara PUCPR.

Em seguida, veja o vídeo e fotos do lançamento:

Vídeo – Lançamento Casa de Francisco e Clara