Quando você pensa na sua mãe ou na figura materna que lhe acompanhou, o que vem à mente em primeiro lugar? Pensando mais um pouco, quais são as memórias marcantes que você guarda do convívio com essa pessoa, desde sua infância até a fase atual de vida? Pode ser que as lembranças venham com ensinamentos muito nítidos. Pode ser também que tragam conselhos que, na época, não eram compreendidos, mas que hoje fazem todo o sentido. Afinal, é bonito pensar na diversidade e nas múltiplas formas de manifestação do amor materno.

Neste Mês das Mães e Mês de Maria, com o intuito de motivar seus colaboradores e os Irmãos a dedicarem um olhar atento às virtudes Marianas, bem como às virtudes Maristas, a PMBCS os convidou a refletir sobre as características mais marcantes que enxergavam em si próprios. E também sobre as características que conseguiam identificar em suas mães e que despertam admiração. 

O resultado desse convite foi uma sequência de depoimentos repletos de amor e gratidão, que compartilhamos em seguida. Isso porque, em meio à correria que por vezes toma conta do dia a dia, nós valorizamos os momentos de pausa e de reconexão com o que realmente importa. 

 

Depoimentos que transbordam amor

Confira alguns depoimentos dos colaboradores da PMBCS para o Dia das Mães de 2023:

 

“Minha mãe e minha avó materna são grandes inspirações para mim por diversos motivos. Entre as virtudes Maristas que mais identifico nelas estão Alegria e Compreensão. Ambas têm uma capacidade maravilhosa de se reerguer e disfarçar a tristeza mesmo diante de dores e desafios. Tenho levado isso para minha vida também. Sinto que a compreensão e a alegria tornam a vida mais leve e essas são virtudes que quero ensinar para minha filha também”.
Bruna Robassa

 

“Minha mãe foi professora a vida toda, e agora, aposentada, ainda tem toda paciência do planeta para explicar os conteúdos que ela sempre ensinou, como ECA, bases curriculares nacionais, conteúdos sobre alfabetização e letramento. Você pode até se cansar de ouvir as explicações, mas ela consegue explicar sem se cansar por horas e horas. Ao mesmo tempo, todos os dias ela aprende com toda atenção e paciência coisas com o neto, como ligar o videogame, como usar o Youtube e outras”.
Sofia Burakowski

 

“Minha mãe sempre foi paciente e assertiva. Como psicóloga, sabe ouvir, compreender e aconselhar. Sempre tem tempo para mim e minha irmã. Adora saber tudo o que está acontecendo e participar de cada fase que passamos na vida. É muito carinhosa, companheira, amorosa e pra mim, a melhor mãe do mundo”.
Daniele Cordoni

 

“Minha mãe, minha eterna mãe! A mãe de todos, que sabia acolher a todos, uma pessoa humana, iluminada pelo Espírito Santo, pois sempre tinha uma palavra de acolhimento e que tinha muito amor materno, por onde passava um filho a mais carregava. Te amei, te amo e te amarei eternamente! Descanse em paz meu amor!”
Priscila Gurski

 

“Identifico a minha mãe com a virtude Marista da flexibilidade. Ela me ensinou a importância da adaptação emocional às situações mais desafiadoras que se apresentavam pelo caminho. Com ela, eu também aprendi a tolerar o diferente, considerando que as pessoas são plurais e diversas em suas visões de mundo”.
Juliana Fontoura

 

“Discreta na hora de falar,
Me ensinou a escutar,
Não se chama Maria,
Mas nela buscou se inspirar,
Me acolhia em seu colo,
Mas sempre me colocava a andar,
Seu amor balançava no ar,
Um acalento a me inspirar”.
Rodrigo Melo

 

“Minha mãe é o meu alicerce, é para onde eu corro quando não consigo ser forte o suficiente para aguentar as adversidades da vida. Me escuta, me entende, me ajuda. Ela nunca está indisponível para mim. Ela é sinônimo de proteção, de cuidado, de companheirismo e de amor incondicional”.
Talita Ventura

 

“A virtude Marista que a minha mãe leva com ela é a paciência. Ela que teve paciência e perseverança para superar problemas de saúde pessoais e na família, além da criação de dois filhos. Sempre persistiu e teve paciência para que as coisas acontecessem, sem desistir e deixar de incentivar os filhos e a família a fazerem o mesmo: serem pacientes para que as coisas acontecessem. Passarei mais um Dia das Mães longe da minha mãe, mas aquilo que nos une sempre nos manterá conectados, mesmo à distância”.
João Heim

 

“Para mim, a virtude de Maria que mais se aproxima com a minha Mãe é ‘Perseverante nas crises e nas dificuldades’, pois a palavra Mãe é poderosa, que me toca no meu mais profundo eu, é sinônimo de amor forte e incondicional. Assim descrevo a minha querida Mãe Ana. Você que esteve ao meu lado nas horas em que chorei e nas horas em que sorri, agradeço pelo sorriso diário, sem mágoas nem rancores, lhe agradeço de peito aberto, de alma exposta, te amo muito mais que posso expressar em palavras”.
Maria Palicz

 

“Minha mãe  é acolhedora como Nossa Senhora. Não mede distância para ajudar alguém. Mulher simples do cotidiano, assim como Maria em Nazaré. Sempre diz que temos que fazer tudo conforme o Senhor quer. Atitude que Maria teve nas Bodas de Canárias: ‘Fazei tudo que ele vos disser’”.
Ir. José Aderlan

 

“Sou grato a Deus por ter como mãe uma mulher que a partir da sua vida e do seu exemplo nos ensinou em casa o valor da fé. Com ela e a partir da sua história, vejo o quanto eu preciso ainda crescer no relacionamento com Deus. Devota de Nossa Senhora, todos os dias reza por seus filhos, pela família, pelos doentes e por todos. Tem uma fé simples, porém sólida. Meu exemplo”.
Angelo Ricordi

 

Vejo em minha mãe muitas virtudes, mas destaco a solicitude e paciência. Minha mãe é para mim um grande exemplo de mulher, sempre aberta e disposta a ajudar em qualquer momento. Com ela aprendi a devoção a Maria e vejo nela a simplicidade e o silêncio de Nossa Senhora. A melhor vovó que minhas filhas poderiam ter 

Vanessa Wilczek

 

Mãe é a presença de Deus na terra. Assim como MARIA minha MÃE tem um CORAÇÃO ACOLHEDOR que se DOA sem reserva. É uma mulher que coloca AMOR em tudo o que faz, luta bravamente para que sua FAMÍLIA permaneça unida e tem a FÉ como o alicerce de sua vida.

Carla Tecchio ​

Virtudes de Maria, virtudes Maristas e virtudes de mãe: uma inspiração

E você? Quais virtudes enxerga nas mulheres que estão ao seu redor? Além disso, consegue perceber que, até mesmo em pequenas atitudes, também pode estar sendo um exemplo inspirador para as pessoas a sua volta? 

Afinal, assim como destaca o Ir. Afonso Levis, dedicar o olhar para as virtudes de Maria e Maristas não tem como objetivo julgar ou absolutizar nada. Pelo contrário, é um incentivo, uma inspiração que nos mostra como ser discípulo de Jesus. Como colocar os ensinamentos cristãos em prática, tanto nas grandes quanto nas pequenas coisas.

Ficou com vontade de conhecer melhor as virtudes de Maria e as virtudes Maristas citadas? Clique aqui