O mês de agosto, dedicado às vocações em toda a Igreja Católica, é destaque também no mundo marista. Desde 2014, a Animação Vocacional da Umbrasil  promove  a Semana Vocacional Marista. No período, são feitos processos e iniciativas conjuntas com as três províncias brasileiras, Centro -Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia.

O período é dedicado à vivência do carisma e empreender ações para despertar escolhas, adesão e amadurecimento de vocações para o Instituto Marista, para a Igreja e para a sociedade. Sobretudo, ações com intuito de criar uma cultura vocacional que perpasse a vida dos seres humanos, de forma íntegra e dinâmica.

Em 2020, a Semana será de 16 a 22 de agosto, com o tema será: “Desperte-se”. O lema: “Vocação: qual é o seu propósito?” aparece em destaque e faz um convite de reflexão à crianças, jovens e adultos.  Motivados pelos apelos do XXII Capítulo Geral e iluminados pela Palavra de Deus: “Disse Jesus: vá e faça o mesmo”, (Lc 10,37) haverá uma série de materiais e atividades para promover o debate em todas as frentes de atuação do Brasil Marista.

Diferente dos outros anos, em razão da pandemia, a Semana Vocacional 2020 será toda digital, com uma série de cards, vídeos e lives que potencializarão diálogos sobre o despertar em todos os seus significados. Afinal, despertar é estar consciente diante da própria vida e de tudo que a cerca. É viver com o máximo de atenção o momento presente. É a capacidade de estar atento diante da realidade que nos toca cotidianamente, e assim, poder ser presença significativa onde estivermos.

Vídeo da Semana Vocacional Marista:

Quem são os Irmãos Maristas

vocação: quem são os irmãos maristas

Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista e santo da Igreja Católica, foi comprometido com o dom de ajudar crianças e o jovens do mundo todo desde cedo. Inspirados nele, os Irmãos Maristas dão continuidade a sua obra de educação, promovendo a transformação social e tornando Cristo conhecido e amado por todos, em todos os lugares.

Para falar mais da vocação dos Irmãos Maristas, a PMBCS lançou um e-book especial para 2020!

Acesse e baixe gratuitamente aqui.

Além de conhecer um pouco mais sobre a vocação Marista, incluindo sua história, missão, etapas de formação e serviço, o material propõe reflexões sobre o chamado que Deus para cada um de seus filhos.