Sendo o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, a Quaresma é conhecida como um tempo de mergulho na espiritualidade. E também de preparação e mudança. Tem início na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa. 

Ao longo desses dias, a Igreja recorda, principalmente, a passagem de Jesus pelo deserto e as tentações que precisou enfrentar. Por isso, para muitos fiéis esse também é um tempo de penitência e de recolhimento. 

Relação com Deus

Em missa realizada na Basílica de São Pedro, no dia 17 de fevereiro, o Papa Francisco afirmou que “a Quaresma é uma viagem de regresso a Deus”. Uma viagem que envolve toda a nossa vida, tudo de nós mesmos. 

De acordo com o Sumo Pontífice, sempre teremos compromissos e desculpas para justificar nossas ausências, mas agora é tempo de redescobrir o vínculo fundamental com Deus. 

Nesse sentido, cabe repensar os caminhos que temos percorrido. E o discernimento sobre o que é o verdadeiro e o que fica somente no discurso, quando falamos do seguimento dos ensinamentos cristãos.

Em sua mensagem por escrito para a Quaresma de 2021, Papa Francisco também chama a atenção para a esperança e a caridade, sobretudo para cuidar de quem sofre com a Covid-19. 

Podcasts do Farol 1817 sobre a Quaresma

Com o intuito de contribuir na preparação para a Páscoa do Senhor, o Farol 1817 preparou quatro episódios especiais de seu podcast. Fica o convite para que você possa aproveitá-los em seus momentos de oração e reflexão.

Os áudios serão lançados durante a Quaresma, às sextas-feiras. Confira a programação e o tema de cada um:

Podcast Farol 1817 - Quaresma1º episódio: Mística de todos os dias

Em princípio, costumamos pensar em ir até um lugar bem afastado para poder realizar exercícios místicos de concentração e relaxamento. Porém, a mística do cotidiano acontece no nosso local de vida e de trabalho. Só precisamos observar aquilo que nos observa. Lançamento: 19/02/2021.

2º episódio: Linguagem e mística

Há algo que tem um valor único na mística, quando se trata da linguagem. Refere-se àquilo que não foi dito. Ou seja, aquilo que é expressado por nós no silêncio e só com Deus. Lançamento: 26/02/2021.

3º episódio: A alegria da mística na vida cotidiana

Em virtude da velocidade dos nossos tempos, temos a tendência de pensar de maneira excessiva. Mas quando olhamos para o nosso redor e vemos a grandeza e o valor das pequenas coisas, nossa vida se transforma numa bela oportunidade. Lançamento: 05/03/2021.

4º episódio: O ser da mística contemporânea

Poder falar no silêncio e poder observar o pequeno nos leva à contemplação. Assim, o sentido da mística do dia a dia é contemplar saudavelmente tudo o que nos rodeia e nos produz paz. Em contrapartida, sejamos portadores dessa paz, que inclusive é o lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: “Cristo é a nossa paz”. Lançamento: 12/03/2021.

 

Os podcasts do Farol 1817 tratam de diversos temas relevantes para a espiritualidade e a atualidade. Clique aqui para acessar o link do Spotify com todos eles.