Durante esta semana da Quaresma somos chamados a refletir sobre nossa visão de mundo, de nós mesmos e dos nossos semelhantes. E para que este desafio se torne menor, somos inspirados pela passagem do evangelho onde Jesus Cristo realiza um milagre, trazendo a visão a um homem que era cego de nascença.

Com a evolução da humanidade, nos tornamos cada vez mais dependentes da tecnologia, inclusive para interações sociais, você já refletiu sobre sua vida “conectada” hoje? A realidade que vemos nas redes sociais nem sempre é fiel a verdade, e mesmo assim, tomamos como verdade e em certos momentos até seguimos isso como um bom modelo de vida.

Na passagem, as pessoas julgam, condenam, deixam de ouvir e até expulsam aquele que não está de acordo com o comportamento esperado pela comunidade, quantas vezes já vimos isso acontecer?

Nosso convite é para juntos atendermos ao apelo do evangelho “Senhor, ajude-me a enxergar”, cada pessoa tem sua maneira de viver este chamado, e a oração é uma das mais comuns e a meditação tem ganho cada vez mais espaço. Que tal entender os benefícios dessas práticas?

>>> Por que orar e meditar todos os dias?

>>> Ciência reconhece os benefícios da fé

Aproveite este período para refletir sobre fé, vida e lembre-se das palavras proferidas no evangelho “Deus não escuta os pecadores, mas sim, aquele que é piedoso e faz a sua vontade”. Reflita:

  • Estou tendo uma conduta cristã em relação aos meus irmãos e irmãs?
  • Qual a minha visão de mundo? Ela considera meus semelhantes, suas necessidades, vivências e preocupações?
  • Entre meus amigos, familiares e colegas, tenho sido ético e verdadeiro?

 

Vamos viver a Quaresma como Família Global

Com o intuito em promover experiências como Família Global, a Província Marista Brasil Centro-Sul desenvolveu um roteiro para viver a Quaresma baseado no documento La sonrisa de la vida (O sorriso da vida) da Província Marista Ibérica. Nosso roteiro conta com onze textos e áudios formados por uma passagem do Evangelho e uma reflexão sobre ela. O conteúdo será distribuído semanalmente no site da PMBCS.

>>> Acessar o conteúdo do 4º Domingo da Quaresma

Para que os Maristas de Champagnat possam convidar suas comunidades, famílias e amigos a participar dessa vivência, além dos roteiros também é possível compartilhar esse material através de suas redes sociais, inclusive com imagens preparadas especialmente para isso.

>>> Fazer download da imagem

Também é possível consultar o conteúdo na íntegra com todas as semanas:

>>> Acessar ebook da Quaresma

>>> Acessar Playlist do Evangelho da Quaresma