Entre os dias 17 e 21 de março, a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) sediou o encontro da Rede de Economatos da Região América Sul (RAS). Estiveram presentes os cinco ecônomos da Região, os respectivos assessores e, também, o ecônomo-geral, Ir. Jorge Gaio, e seu assessor, Ir. Gregorio Linacero. O encontro teve como objetivo apropriar-se das novas orientações e diretrizes do Instituto Marista e prosseguir com a caminhada de sinergia entre os economatos das cinco províncias que compõem a RAS.

Fonte: regiaoamericasul.org

Representando a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), estavam Ir. Delcio Afonso Basetrin (Ecônomo Provincial da PMBCS), Rosangela de Almeida Specht (Diretora do Economato da PMBCS), Everson Ismael de Oliveira (Gerente do Economato da PMBCS) e Jonathan Montovani Saldeira (Especialista do Economato).

Reflexões

O primeiro dia e parte do segundo foram dedicados ao estudo e apresentação do novo Guia Administrativo Econômico-Financeiro do Instituto Marista. Segundo o Ir. Jorge Gaio, o aprofundamento nas diretrizes constantes no guia possibilita que as províncias da Região utilizem estratégias de reconfiguração e profissionalização da organização marista em todos os espaços, para melhor contribuir com a missão institucional. “A perspectiva de profissionalização na Região é muito importante para todo o Instituto. A missão marista depende da atualização do carisma na realidade e no contexto atuais. Convidamos todas as províncias a fazerem um esforço, para atualizar o carisma na realidade da missão local e otimizar o uso evangélico dos bens em toda a estrutura financeira e patrimonial. Nossos recursos devem apoiar e sustentar a missão e a vida dos Irmãos no hoje e no futuro”, afirmou o ecônomo-geral.

Para o Ir. Délcio Balestrin, ecônomo da Província Brasil Centro-Sul, colocar em prática as orientações e diretrizes do guia possibilitará a profissionalização da gestão no Instituto e nas unidades administrativas. “Precisamos ser mais efetivos para termos resultados melhores e, assim, alavancar ainda mais a nossa missão. Isso permitirá, também, a perenidade da nossa instituição. Esse momento que vivemos é importante, e essas políticas serão instrumento para nos ajudar a caminharmos dentro das boas práticas de governança, com segurança e olhando para o futuro”, disse Ir. Délcio.

A trajetória dos próximos anos será de ainda mais sinergia, formando e capacitando colaboradores, leigos e Irmãos para o novo que se aproxima. 

Acesse a matéria completa AQUI!