Entre os dias 8 e 10 de março, em Montevidéu, no Uruguai, a Rede de Laicato Marista da Região América Sul reuniu-se para um encontro, que contou com a presença de 15 representantes de cinco províncias.

O objetivo foi projetar o caminhar do Laicato Marista na região, a partir dos relatos informativos sobre a realidade dos laicatos de cada província. Junto disso, houve uma reflexão dos temas do Fórum Internacional da vocação Marista laical, concretizando estratégias e linhas de trabalho que permitam gerar sinergia para os próximos anos, principalmente no plano de ação para o próximo biênio.

O grupo estudou processos de animação da vocação leiga marista, nas frentes: itinerários formativos, acompanhamento, recursos humanos e experiências. Estas ações e projetos visam ampliar a vitalidade do carisma Marista na região, além da integração e partilha importantes entre as províncias da região América Sul e seus trabalhos laicais. 

A área de Identidade, Missão e Vocação da UMBRASIL se fez presente no encontro com o Ir. Aderlan Brandão e Sonia Vidal.  

A coordenadora do Movimento Champagnat da Família Marista da PMBCS, Josmari Pauzer, destaca a aproximação dos grupos da região América Sul após a pandemia e a importância da partilha de experiências. “Nossas discussões e reflexões destacam o que é comum a todos, observando nossos desafios, necessidades e fortalezas. Um tempo de escuta, partilha e trocas produtivas com a intenção de gerar linhas de trabalho que possam beneficiar o Laicato Marista da região”, ressalta.  

O Irmão Marcondes Bachmann, da PMBCS, também destaca os momentos partilhados durante o encontro. “Destaco do encontro Região América Sul a alegria do encontrar-se, poder abraçar-se, a partilha de vida, de experiências, o bem querer. Somos Maristas, sonhamos juntos, somos buscadores desejosos do bem”. 

A saber, os objetivos da Rede de Laicato da Região América Sul, definidos durante o evento, são os seguintes: 

  • Fortalecer os processos de animação laical de cada província; 
  • Gerar sinergia para a formação e acompanhamento dos processos dos laicatos; 
  • Fortalecer o sentido de pertença a uma família Marista global;