A Rede Internacional da Pastoral Juvenil Marista (PJM) deu mais um passo significativo em sua missão global com a realização da sua primeira reunião, no dia 26 de agosto de 2024. O encontro reuniu delegados de várias regiões do Instituto Marista, incluindo Ir. Miguel Fernandes Ribeiro (América do Sul), Ir. Andoni González (Europa), Ir. Paul Angulu (África), Fabíola Miranda (Arco Norte) e Wilter Friales (Ásia), que começaram a delinear os propósitos, sonhos e objetivos estratégicos da Rede para os próximos três anos.

Criação da Rede

A iniciativa de criar a Rede Internacional de PJM nasceu após um extenso processo de escuta e partilha, coordenado pelo Secretariado de Educação e Evangelização desde 2019, com o objetivo de entender as diversas realidades da evangelização juvenil no mundo Marista. A Rede foi oficialmente lançada durante o Festival das Juventudes Maristas, em julho de 2023, e tem como objetivo fomentar a sinergia entre as diferentes regiões Maristas, promovendo uma visão ampla da vida e missão inspiradas pela fé cristã e pelo carisma de Marcelino Champagnat.

Durante a reunião, os delegados identificaram como prioridades a formação em juventudes, o acompanhamento das regiões e províncias, e a troca de experiências e materiais. Os documentos “Evangelizadores entre os Jovens” e “Levante-se, Fale e Participe” foram destacados como principais referências para o trabalho da Rede.

Entre os eventos já planejados pela Rede, destaca-se o Jubileu das Juventudes, previsto para julho de 2025, inspirado pelo Papa Francisco. A celebração tem como objetivo motivar as províncias Maristas a se tornarem peregrinas de esperança, fortalecendo o sentimento de Família Global entre os jovens.

Representantes da PMBCS na coordenação da Rede

O Ir. Miguel Fernandes, Diretor de Identidade, Missão e Vocação (DIMV) da PMBCS, foi nomeado coordenador da Rede Internacional da PJM, e contará com a parceria da especialista Laura de Fátima Ferraz nessa construção conjunta.

Para o Ir. Miguel, a Rede representa o compromisso contínuo dos Maristas em unir diferentes realidades em torno de uma missão comum, fortalecendo o senso de comunidade e colaboração global. Laura, por sua vez, ressalta que a Rede não se fará sozinha: “ela depende da mente, das mãos e do coração de muitos(as) Maristas de Champagnat que acreditam na vocação juvenil.”

A expectativa é que a Rede Internacional da PJM alimente o sentimento de Família Global, onde cada realidade, a seu modo, se alinha ao propósito maior da missão Marista: tornar Jesus Cristo conhecido e amado.