No dia 6 de maio, em Chapecó, com realização do Serviço de Animação Vocacional da Diocese, em parceria com a Equipe de animadores da regional SC e da pastoral do Colégio Marista São Francisco, aconteceu a primeira etapa da Escola Diocesana de Animação Vocacional.  

Na Escola, que contou com a participação de 41 Leigos nas paróquias da Diocese de Chapecó, além de padres, religiosos e religiosas, os participantes puderam aprofundar os conhecimentos sobre a temática “Realidade Juvenil – Compreensões, processos e escutas”, com o professor Mestre Luís Duarte Vieira, por meio de partilhas e reflexões. 

Para Rosmeri Santos, leiga que participou da Escola Diocesana de Animação Vocacional, foi uma experiência maravilhosa e ela está feliz por ter sido convidada e participar das próximas reuniões que virão. “Era bem o que eu esperava da escola e nesse primeiro encontro já podemos ver o quanto vamos levar de conhecimento”, acrescenta.  

A iniciativa é uma oportunidade dos animadores da regional SC terem contato com animadores da Igreja local e poderem crescer, através da partilha de experiências e da formação oferecida. O trabalho com os jovens, que requer sempre atualização, se fortalece com experiências de formação como a oferecida em Chapecó. 

Franciele Roman Gato acredita que o encontro “incentivou a mostrarmos sempre o lado belo do mundo, apesar de tantos lados sombrios”. Ela, que quando foi convidada a participar do encontro, em meio à rotina ocupada, pensou que não seria possível estar presente, afirma que “no final da tarde estava com uma bagagem enorme para poder compartilhar e com o coração grato por acolher o chamado”.  

 

Próximos encontros 

 

No decorrer do ano serão realizadas as demais etapas da escola, que contará com os seguintes temas:   

 

– Maio: Realidade Juvenil – Compreensões, processos e escutas  

 

– Junho: Cuidado de Si e do outro na Animação Vocacional  

 

– Julho: Redes sociais e animação vocacional – Quem e o quê comunicar: aspectos da animação vocacional voltados para a construção de um mundo mais fraterno.  

 

– Agosto: Metodologia e Planejamento Vocacional para Animadores Vocacionais  

 

Leia também: Animação Vocacional realiza ‘Conexão Local’ em Londrina