Entre os dias 17 e 19 de junho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu, na cidade de Niterói (RJ), o III Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral JuvenilA atividade contou com a presença de aproximadamente cem pessoas – dentre dioceses, movimentos, comunidades e congregações – e teve a assessoria de Dom Amilton Manoel da Silva, Irmã Valéria Leal e Dom Antônio de Assis Ribeiro. O objetivo do evento foi a construção do novo plano trienal de evangelização da juventude (2022-2025), bem como o diálogo correlacionando a sinodalidade com o universo da pastoral juvenil.

 

Atenta a sua missão de ser presença evangelizadora significativa em meio aos jovens, a PMBCS buscou contribuir com as reflexões no decorrer dos três dias de encontro. O representante foi o Osmar Mackeivicz, Coordenador de Pastoral (e Diretor Interino) do Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa. De acordo com ele, a participação no Encontro foi uma oportunidade de discutir e traçar novos olhares acerca da Evangelização com as Juventudes de todo o Brasil.

“Nos próximos meses, teremos as sínteses do encontro em nossas comunidades e, a partir delas, poderemos realizar nosso planejamento para os próximos anos”, afirma.

 

De acordo com o Irmão Miguel Ribeiro, Diretor da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação (DIMV), é fundamental que a instituição esteja sempre conectada aos movimentos, pastorais e organizações juvenis do país.

“A Pastoral Juvenil Marista é um importante membro desse grande corpo que é a nossa Igreja”, salienta.

 

Sobre a Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) tem por objetivo promover a formação de adolescentes e jovens éticos, justos e solidários, inspirados em uma espiritualidade cristã, para exercerem seu protagonismo visando a transformação da sociedade. Este processo se desenvolve por meio de uma vivência comunitária, do cultivo da espiritualidade, do fortalecimento da autonomia e do aprofundamento do Carisma Marista.