Aconteceu em Roma, na Casa Geral do Instituto Marista, entre os dias 17 e 21 de junho, a III Assembleia da Rede Marista de Solidariedade Internacional (RMSI). O eventou reuniu 56 participantes do mundo marista. Representando a PMBCS no evento, estiveram o coordenador provincial de Identidade, Missão e Vocação, Bruno Socher, e a gerente do Centro Marista de Defesa da Infância, Bárbara Pimpão.
Primeiro dia
O primeiro dia de atividades incluiu as boas-vindas, uma palestra do Superior Geral Ir. Ernesto Sánchez sobre a importância da solidariedade no DNA marista e o legado de São Marcelino Champagnat. O Ir. Ernesto destacou a experiência vivida participando na assembleia no Vaticano, em outubro passado, de como a Igreja se esforça para traçar um caminho de escuta e missão partilhada, onde o Espírito Santo é o protagonista. Houve também uma palestra do Ir. André Lanfrey sobre o pensamento social de Champagnat e apresentações de documentos importantes da Rede. O dia de trabalhos terminou com uma celebração eucarística. Bruno afirma que “trabalhar em rede é uma oportunidade única de impulsionar e fortalecer nossas atividades no mundo marista. Além de revisar nossas práticas atuais e avançar ainda mais na perspectiva da solidariedade marista”.
Segundo dia
O segundo dia da Assembleia destacou a apresentação de documentos sobre a missão do Instituto e o trabalho dos grupos focais. A jornada começou com uma oração e meditação, seguida por apresentações dos diretores do Secretariado de Educação e Evangelização sobre a III Assembleia Internacional da Missão Marista e a nova edição do documento “Nos Passos de Marcelino Champagnat: Missão Educativa Marista”. Os participantes trabalharam em grupos focais para definir diretrizes e planos de ação até 2026. A Rede Marista de Solidariedade Internacional abrange cinco áreas diferentes do âmbito da solidariedade: direitos das crianças, obras sociais, ecologia, ONGs/Fundações e educação para a solidariedade. Esses âmbitos são chamados de grupos focais. A tarde contou com apresentações de três fundações maristas, A FMSI, a fundação diretamente ligada a Administração Geral; a SED, que atua na Espanha; e a Australian Marist Solidarity na Província Star of the Sea, na Austrália. As atividades encerraram com discussões sobre comunicação e colaboração dentro da rede.
Terceiro dia
O terceiro dia da Assembleia foi dedicado ao trabalho em grupo, para elaborar planos de ação dos grupos focais. O dia começou com uma oração e continuou com atividades focadas em ecologia, ONGs/Fundações e educação em/para a solidariedade. À tarde, houve apresentações sobre o Voluntariado Marista Internacional e o projeto de mapeamento das obras sociais e ONGs do Instituto, feitos respectivamente pelos Irmãos Valdicer Fachi, diretor adjunto do Secretariado de Solidariedade-Cmi, e Ángel Diego Otaola, diretor do mesmo Secretariado.
Quarto dia
No penúltimo dia, duas palestras foram realizadas para orientar o grupo a olhar para o futuro. Javier Cendoya, do Grupo Edelvives, destacou a importância de aprender com o passado e inovar, mencionando atividades solidárias da editora. Raimon Novell Donat, da Diktya Foundation, falou sobre promover os direitos da infância e a importância de ver as crianças como sujeitos de direito. Após as palestras, os participantes refletiram sobre a solidariedade marista e as propostas dos grupos focais foram apresentadas. À tarde, os trabalhos regionais focaram em como as regiões podem ajudar e se conectar, gerando ideias para as futuras ações da Rede.
Conclusões
Considerando a dificuldade que a assembleia encontrou em sintetizar o grande número de ideias propostas, o Comitê Executivo da Rede propôs continuar a reflexão dos pontos levantados até o próximo encontro da equipe, que será realizado em outubro. Nesse momento será definida a síntese final das propostas e planos de ação propostos para cada grupo focal. Em seguida, haverá um encontro virtual de todos os participantes da Assembleia que aprovará o documento final. Essa proposta foi aprovada pela assembleia.
Para Bruno, a assembleia foi importante para o trabalho feito na PMBCS ser apresentado. “A Assembleia foi fundamental para reconhecer nosso trabalho provincial em Educação para Solidariedade, como a Missão Solidária Marista, e nos Direitos das Crianças, especialmente pelo sólido trabalho do Centro Marista de Defesa da Infância”, ressalta.