O XXIII Capítulo Geral, a ser realizado nas Filipinas, de 8 de setembro a 8 de outubro de 2025, contará com 98 participantes33 membros ex officio49 delegados eleitos e 16 convidados.

As Constituições e Estatutos do Instituto determinam que cada Província eleja dois delegados e cada Distrito, um delegado. Para garantir a representatividade, o Conselho Geral nomeou dois delegados adicionais para a Província Star of the Sea, que terá extraordinariamente 4 delegados.

Os 16 convidados foram indicados pelo Superior Geral e seu Conselho, que também indicaram 14 pessoas para as equipes de serviço.

A Província Marista Brasil Centro-Sul terá os seguintes representantes:

Irmãos:

  • Vanderlei Siqueira dos Santos, fms (Provincial)
  • Anacleto Peruzzo, fms (delegado)
  • Miguel Fernandes Ribeiro, fms (delegado)
  • Jorge Gaio, fms (Ecônomo Geral)
  • João do Prado, fms (Conselheiro Geral)

Convidado:

  • Angelo Ricordi

Tecnologia:

  • Jocemir Augusto Bornholdt
  • Juliano Burket Teixeira
  • Priscila Staniski

Tradução:

  • Bruno Socher

Depoimentos

O Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos, Provincial, expressa suas expectativas para este momento, destacando a importância de vivenciarmos intensamente as fases local e provincial de escuta e participação. “Dessa forma, toda a nossa província terá aproveitado a excelente oportunidade para contribuir efetivamente com o Capítulo Geral. Isso nos ajudará representar bem a nossa província a partir de uma perspectiva participativa e colaborativa”, afirma.

Para o Ir. Miguel Fernandes é uma honra ter a oportunidade de participar do capítulo geral e estar como delegado da Província em um Capítulo em que se celebra os 200 anos de L’Hermitage. Ele explica que a Assembleia Internacional da Missão Marista, realizada no ano passado, apresentou uma série de prioridades para refletirmos neste Capítulo Geral, das quais destaca: Educação evangelizadora; Promoção e proteção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens; Espiritualidade; Participação; Cuidado das relações familiares; Cuidado da casa comum; Cuidado integral. “São temas atuais, sensíveis e urgentes que precisaremos tratar com cuidado e responsabilidade para ‘apontar o caminho a seguir’ nos próximos anos como Instituto. Além disso, no Capítulo teremos a importante ‘tarefa’ de eleger o novo Superior Geral e seu Conselho que, juntos, terão como missão acompanhar, animar e fortalecer o Instituto Marista com suas regiões e redes. Por tudo isso, tenho rezado, pedindo as luzes do Espírito Santo para que Ele nos ajude a entender os planos de Deus para esta obra que é d’Ele e que leva o nome de Sua Mãe Maria”, ressalta.

Já para o Irmão Anacleto Peruzzo, delegado da Província, a realização de um Capítulo Geral é um evento de grande significado. “Ele tem a força da ação do espírito que ilumina a caminhada do Instituto”, destaca. Segundo ele, os Capítulos Gerais realizados na história do Instituto Marista, fizeram realizações importantes, que impactaram a vida e a missão marista. “O Capítulo tem essa força porque leva em consideração as vozes oriundas do mundo marista. Por isso, na sua circular convocatória, o Irmão Ernesto Sánchez Barba dirigiu-se a todos, Irmãos e leigos, chamando-os a participar dessa grande escuta provincial, que servirá de insumo para os trabalhos do Capítulo Geral”, explica.

Angelo Ricordi compartilha sua emoção ao ser convidado para o evento. “Foi uma surpresa, pois o Capítulo Geral é tradicionalmente voltado aos Irmãos de todo o mundo para refletir sobre a vida marista nos próximos oito anos. Ao mesmo tempo, sinto gratidão, pois, ao longo de quase 12 anos servindo os Irmãos Maristas, ensinei sobre a história dos Capítulos Gerais, mas nunca imaginei participar de um”, relata.

Ainda, Juliano Burkert considera uma honra para a equipe da TI ter a confiança do Instituto para apoiar este momento tão importante.

Por fim, Bruno Socher também expressa sua alegria ao integrar a equipe de tradução. “Minha jornada com os Maristas começou há 30 anos, como aluno do Colégio Marista Paranaense. Sinto-me privilegiado por todas as oportunidades que tive na instituição. Quando iniciei meu trabalho na Província, em 2009, acompanhei a eleição do Irmão Emili no XXI Capítulo Geral. Depois, em 2017, eu estava como voluntário internacional quando o Irmão Ernesto foi eleito Superior-Geral e o Irmão João Carlos do Prado, da nossa Província, tornou-se conselheiro. Agora, poder fazer parte desse momento e continuar servindo é uma enorme alegria”, enfatiza.

Acesse a lista completa de participantes, convidados e equipes de serviço AQUI!