Realizado em Assunção – Paraguai, de 14 a 16 de março, o II Congresso Latino-americano sobre a proteção de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade contou com a participação de representantes da PMBCS: Ir. Anacleto Peruzzo e Bárbara Pimpão, do Centro Marista de Defesa da Infância e do Comitê de Proteção, Irmão Rafael Fagner Ferreira, da Animação Vocacional, e o Padre Rafael Solano, da PUCPR. Em sua segunda edição, o tema foi “ATENDER, INFORMAR, COMUNICAR: Chaves para uma gestão eficaz nos casos de abuso sexual”.

O evento, com representantes de 23 países, teve como debate o enfrentamento ao abuso sexual. A Igreja e instituições de defesa entendem que se faz necessário a união da América Latina para fortalecer a construção de ambientes seguros e agir na prevenção da violência sexual, considerando também o contexto de isolamento social durante a pandemia e a retomada de atividades presenciais.

Representantes institucionais

O Irmão Rafael Fagner Ferreira acredita que a Igreja precisa de mais humanidade e um olhar voltado para as necessidades das pessoas, principalmente em relação aos direitos e à existência de espaços saudáveis, pois “para a prevenção de abusos contra menores de idade, necessita-se unidade”. De acordo com ele, a missão preventiva se estende a todos.

Durante o encontro, nove conferencistas trouxeram discussões relacionadas ao tema, com busca de ações práticas para o combate ao abuso sexual.

Membros do Grupo de Trabalho sobre Políticas de Proteção da Rede Marista Interamericana Coração Solidário estiveram presentes no evento, para continuar a tornar as comunidades Maristas lugares seguros para todos: “Continuamos atentos e em diálogo para seguirmos com a Cultura do Cuidado e reflexões no Grupo de Trabalho sobre Políticas de Proteção na Rede Marista Interamericana Coração Solidário. É fundamental a conversão pessoal e pastoral para uma igreja sinodal, e a proteção das infâncias e juventudes é prioridade”, afirma Bárbara Pimpão.

Para o Irmão Anacleto Peruzzo, o tema do Congresso “contribuiu para as reflexões que realizamos nas regiões como Maristas de Champagnat, para seguirmos como Família Global a tornar as nossas comunidades lugares seguros para todos”. Para ele, a atenção, a gestão e a comunicação adequada devem refletir a práxis do evangelho da ternura.

O Padre Rafael Solano reforçou a necessidade do trabalho em rede. “O abuso sexual infantil é um problema global que requer solução global, trabalho de prevenção, de maior consciência e de mobilização de ações em vista da garantia da proteção e de lugares seguros para as crianças, adolescentes e jovens da América Latina”, afirma.

Papa Francisco pede ações

O Papa Francisco escreveu uma carta direcionada aos participantes do Congresso. Nela, o Pontífice enfatiza que a Igreja precisa tomar medidas claras contra a violência sexual: “O trabalho de estabelecer procedimentos claros para a proteção de pessoas vulneráveis na Igreja deve se tornar uma prioridade em cada igreja local. […] Confio todos estes esforços à intercessão de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do Paraguai, que sabemos que não cessa de socorrer os abandonados e que a procuram. Que ela seja um modelo para esta nova etapa na vida da Igreja latino-americana e uma fonte de força para todos os que estão empenhados nesta necessária, mas dolorosa tarefa do ministério da Igreja”.