Entre os dias 13 e 15 de agosto, o Instituto Superior de Direito Canônico de Santa Catarina sediou em Florianópolis o Simpósio Internacional de Direito Canônico. A conferência teve como tema “Tutelar, Prevenir e Recuperar: A Crise dos Abusos Sexuais na Igreja e a Sua Correta Gestão Segundo a Práxis do Dicastério para a Doutrina da Fé”.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, religiosos, religiosas, leigos e leigas. Representando a Província Marista Brasil Centro Sul estiveram presentes o Ir. Anacleto Peruzo, Ir. Rafael Fagner Ferreira e Karoline Dutra Szul, do Centro Marista de Defesa da Infância.
O conferencista do evento foi o Monsenhor Jordi Bertomeu Farnós, Oficial do Dicastério para a Doutrina da Fé. Ele destacou a importância de uma abordagem eficaz e transparente na prevenção e comunicação dos casos de violência.
Para o Monsenhor, todos aqueles que atuam nas diferentes pastorais paroquiais precisam ser formados e orientados para agirem de maneira rápida, precisa e eficaz, na prevenção e na orientação para comunicar possíveis abusos que acontecem em todos os ambientes eclesiais. As dioceses, congregações, religiosos, leigos e leigas, e todas as instituições católicas e demais organizações precisam contribuir para a cultura do cuidado, conduzindo as situações com claridade e justiça.
De acordo com os participantes, o evento foi produtivo, com discussões qualificadas que reforçaram o compromisso da Igreja em prevenir, enfrentar e recuperar de forma responsável e em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi.