De 3 a 14 de outubro, cerca de 60 Irmãos, Leigos e Leigas Maristas estiveram reunidos na PUCRS para a segunda etapa do Programa de Formação Líderes Maristas – Uma Liderança Servidora, Profética e Qualificada. Eram participantes de 19 países, da Europa, América Latina e África.

Entre eles, representaram a PMBCS: Leão Cunha, Diretor Executivo e Fabiano Xavier, ambos da Organização Religiosa da PMBCS; Ir. Vanderlei Siqueira (presidente do Grupo Marista), Carmem Murara (Relações Institucionais); Rony Ahlfeldt (Diretoria Executiva de Educação Básica), Renato Lara (Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance) e Khalil Zeraik Abdalla (Diretor de Identidade Institucional da PUCPR), do Grupo Marista.

Líderes preparados para a missão

Idealizada pelo Instituto Marista, com coordenação da PUCRS, a ação tem como objetivo desenvolver a liderança servidora para que os líderes Maristas levem esse conceito para a prática diária.

As duas semanas de encontro presencial, em Porto Alegre (RS), vieram para concluir o programa com chave de ouro. Mas os estudos já haviam começado anteriormente, no mês de abril, com a disponibilização do conteúdo online.

Fraternidade e liderança servidora

Leão Cunha, diretor executivo da PMBCS, descreve a iniciativa a partir de duas frentes principais. “O curso sobre liderança servidora e profética, na PUCRS, tem dois grandes pilares: a prática da liderança Marista qualificada e a interculturalidade. Aqui somos 19 países. Uma experiência maravilhosa. Rica em fraternidade e compromisso com a vida”, afirma.

De acordo com Carmem Murara, diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista, o programa foi uma oportunidade sem igual de aprender mais sobre a liderança servidora. Bem como de conexão com líderes Maristas de vários países.

“O conteúdo do curso foi bastante denso, mas muito inspirador, intercalando os temas relativos à gestão assertiva e à liderança servidora. (…) Foi um momento ímpar. Pudemos nos integrar, partilhar experiências, conhecer a realidade de cada Província e vivenciar o espírito de união e fraternidade”, conta a diretora.

Sem dúvida, o trabalho não pára por aqui. “Com o final da formação, trazemos na bagagem um volume gigante de aprendizagem, não apenas para nosso ambiente profissional, mas para a vida. Temos o compromisso de colocar, no nosso dia a dia, a prática de uma liderança voltada para o outro, em que o espírito de servir deve nortear nossa atuação. A formação traz também a responsabilidade de dar continuidade à missão Marista, pois temos o compromisso de educar as crianças e os jovens para torná-los bons cristãos e virtuosos cidadãos”, observa Carmem.

Aspectos identitários

Para Fabiano Xavier, colaborador que atua no portal Farol 1817, também merece destaque o aprofundamento sobre a identidade Marista. “Este curso reforça aspectos identitários que nos diferenciam como líderes. O cuidado e a presença são algumas dessas características presentes. Cabe a nós a responsabilidade de preservar estes aspectos tão caros para nossa instituição e é um compromisso replicar este conhecimento em nossos espaços”, comenta.

A saber, a base da formação foi o livro Vozes Maristas – Ensaios sobre a Liderança Profética e Servidora. Ou seja, um material que traz um compilado de artigos escritos por Irmãos que exerceram ou exercem funções na alta gestão nas diversas Regiões do Instituto: Superiores Gerais, Conselheiros e Provinciais de todo o mundo Marista.

Sobre o programa 

O primeiro Programa de Formação de Lideranças Maristas teve como objetivo principal preparar líderes servidores para a missão. Seja ela educação, evangelização, direitos das crianças, governança e gestão com capacitação, para a mudança e o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e interculturais.