A reunião anual presencial da Comissão Internacional do Patrimônio Espiritual Marista (PEM) teve lugar na casa Marista de Manziana, na Itália, de 17 a 21 de junho. Participaram os Irmãos Antonio Ramalho, coordenador (Brasil Centro-Norte), Michael Green (Star of the Sea), Patricio Pino (Santa María de los Andes), Vincent de Paul Kouassi (West Africa), Omar Peña (América Central), Guillermo Villareal (México Occidental), Demosthenes Calabria (East Asia). Representando a PMBCS esteve presente o diretor do Memorial Marista, Dyogenes Philippsen Araujo. Do Secretariado Irmãos hoje participou o Ir. Ángel Medina. O Ir. Teófilo Minga (Compostela) foi o tradutor.
“A comissão conta com três encontros virtuais e um encontro presencial ao ano. Nessa reunião nos debruçamos sobre os assuntos que exigem maior tempo de reflexão e discussão, como a avaliação do I Simpósio Marista Fontes e Manaciais, evento internacional do patrimônio histórico-espiritual marista, realizado em Roma, em dezembro de 2023. Assim, pudemos aperfeiçoar novas estratégias para a realização do II Simpósio internacional em 2026, com local ainda por definir. ”, afirma Dyogenes. Vale lembrar que a PMBCS participou do Simpósio Marista Fontes e Manaciais com oito representantes, sendo Angelo Ricordi um dos conferencistas e Dyogenes Philippsen e Fabiano Incerti como painelistas em oficinas temáticas.
Houve duas contribuições do Conselho Geral. O Ir. Josep Maria Soteras animou uma manhã de formação em torno do bicentenário de L’Hermitage e o Ir. Óscar Vicario apresentou as saudações do Irmão Superior Geral e temas ligados ao governo geral.
Dyogenes também salienta a importância da participação, nessa reunião, da Cátedra Ir. Francisco Rivat de Estudos Maristas da PUCPR. Fabiano Incerti, coordenador da Cátedra, Juliana Vermelho, João Fedel e Ir. André Lanfrey se conectaram de modo virtual. “A ideia era apresentar e validar junto à comissão os trabalhos desenvolvidos em Curitiba, sob orientação do Ir. Lanfrey. Trata-se da publicação dos Cadernos do Ir. Francisco Rivat em francês com aparato crítico, obra inédita no Instituto”. O trabalho foi muito estimado e apoiado pela Comissão. Nas palavras finais do Ir. Antônio Ramalho, “a Comissão aplaude o projeto e reconhece o importante aporte que a PMBCS significa para o estudo, aprofundamento e o desenvolvimento do Patrimônio Marista”.
Esse é um trabalho conjunto entre a PUCPR e Memorial Marista desenvolvido desde 2011, de grande relevância para o desenvolvimento do PEM. Não seria possível tal reconhecimento sem o apoio incondicional do Ir. Benê – Superior Provincial e seu conselho, que compreendem a importância da memória marista como elemento basilar para o fortalecimento da identidade marista e encantamento de Irmãos e leigos.
Também de forma virtual, houve uma partilha de informações com Luiz da Rosa, responsável pelas comunicações do Instituto, abordando a edição do documento sobre o Simpósio Fontes e Mananciais, de dezembro 2023, outras publicações e textos maristas na página web do Instituto.
Perspectivas
Na sua agenda, a Comissão de Patrimônio reservou espaços para os seguintes temas: uma reflexão sobre a continuidade do Simpósio Fontes e Mananciais, pensando numa segunda realização; organização do próximo número de Cadernos Maristas; organização do encontro de 2025, que acontecerá em Notre-Dame de l’Hermitage, no contexto do Bicentenário. Os membros do grupo puderam também informar-se sobre a situação do Património Espiritual Marista nas várias Províncias e Regiões do mundo marista.