Mais uma vez, trazemos o debate sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com a campanha Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância. Neste ano, além dos vídeos que promovem a autodefesa de crianças contra a violência sexual, estamos lançando a plataforma “Revelação Espontânea: Cartas à Comunidade Educativa”, voltada para formação de educadores, com informações sobre como identificar, acolher e encaminhar casos assim.

 

O material, que também pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha interesse em saber mais sobre o assunto, aborda o tema de revelação espontânea, com informações importantes para antes, durante e depois do momento de acolhida de um relato. Disponível desde 2020 para impressão, uma parceria com a FTD Educação permitiu a versão digital lançada, que traz novas formas de interagir com o material, mas com a mesma riqueza de informações.

 

A plataforma busca responder algumas das perguntas mais recorrentes de quem não têm intimidade com o assunto ou formação específica para fazer uma escuta delicada como esta. São questões que vão desde a identificação dos sinais de violência, à postura que deve ser adotada em um acolhimento, possíveis consequências da revelação e procedimentos posteriores ao encaminhamento da denúncia para os órgãos responsáveis.

 

Convidamos você para conhecer melhor a campanha e nossa plataforma! Acesse https://defenda-se.com/revelacaoespontanea/ e junte-se a nós nesta causa tão importante!

 

#PodemosContarComVocê?