No 4º Domingo do Advento deste ano (18 de dezembro), que nos direciona para a fase final de preparação para o Natal, queremos recordar o exemplo de sabedoria de José. Ou seja, de um dos pilares da Sagrada Família.

Em seguida, confira mais um conteúdo elaborado por João Luis Fedel Gonçalves, colaborador da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS

18 de dezembro de 2022
4º Domingo do Advento
Sabedoria

Capela São José - Painel de Cláudio Pastro

Capela São José – Painel de Cláudio Pastro

O pai de Jesus era um sonhador. Seus sonhos eram povoados da presença divina. O painel na capela de São José, na Basílica de Aparecida, obra de Cláudio Pastro, descreve plasticamente um desses momentos: José está deitado perto de uma palmeira e o anjo lhe fala ao ouvido. Isso seria maravilhoso, não fosse o que vai significar para ele essa entrada no mundo onírico. José teria gostado do verso de uma música cantada pela Maria Bethânia: “Sonhar mais um sonho impossível”.

Mateus é o evangelista que conta os sonhos de José nos relatos da infância de Jesus. Essa é a forma como ele narra sua versão do anúncio do nascimento de Jesus. Para escrever, Mateus retoma dois textos clássicos da Bíblia. O primeiro está em Gênesis. É a história de José, um dos doze filhos de Jacó, certamente a novela mais emocionante do Antigo Testamento.

Esse personagem tinha a dupla habilidade de sonhar e de interpretar sonhos. A primeira custou-lhe caro, pois ao contar seus sonhos aos irmãos, estes ficaram raivosos e o venderam como escravo. Já no Egito, a outra habilidade devolveu-lhe a liberdade: ao revelar o sentido dos sonhos de várias pessoas, ajudou a fazer justiça a um inocente e a salvar o país da fome. Sonhos que vêm de Deus são comprometedores. Sua interpretação, no entanto, era cheia de sabedoria.

No texto de Mateus, José, pai de Jesus, é visitado no sonho três vezes: no momento da anunciação, no aviso para fugir com a família ao Egito e, finalmente, para lhe contar que era hora de regressar. Escutamos no Evangelho deste domingo o primeiro sonho: o anjo avisa ao jovem namorado que sua vida está para sofrer uma reviravolta: sua noiva está grávida por ação do Espírito Santo e ele vai precisar cuidar dela e do filho. Sonho impossível, mas ele acreditou e decidiu com sabedoria. Fez como o anjo lhe falou. 

O anjo dá a José um sinal: Isaías já anunciou esse nascimento e o filho teria o nome de Emanuel, que significa Deus conosco. O filho de Maria será chamado Jesus e sua tarefa no meio de nós é ser presença no mundo. Até que o filho cresça, porém, será preciso cuidar. O primeiro desafio é escapar da perseguição de Herodes. É o motivo do segundo sonho. Na terceira visita, o anjo diz que José já pode tomar o caminho de volta, mas vai precisar levar a família para outro lugar. Sonhos que vêm de Deus pedem sabedoria para os interpretar e colocar em prática.

Certa tradição ligou José a um homem de cabelos brancos e com ares submissos. Na verdade, ele era um jovem com projetos e sonhos. Deus lhe deu outros sonhos. Trouxe também um espírito de sabedoria, para lidar com fé nas situações da vida, sobretudo quando se tratou de proteger a vida do pequenino Jesus, ao lado de sua esposa Maria. Que o Natal, que se aproxima, seja para cada um, cada uma, tempo de sonhos, de esperança e de mudança. Que seja tempo de sabedoria.

Campanha de Natal 

Em suma, a campanha de Natal da PMBCS de 2022 procurou reforçar uma mensagem de paz, a partir do versículo: “E paz na terra aos seus” (Lc 2,14). Ao longo do período de Advento, pudemos nos inspirar em diversos trechos da história que nos trazem até o momento celebrado em 25 de dezembro. Finalmente, o nascimento do Menino Jesus. 

Que todas essas reflexões possam ecoar em nossos corações e mentes, para que assim também seja possível renovar as esperanças de renascimento de uma sociedade mais fraterna, solidária e amorosa. 

Leia também

>>> 1º Domingo do Advento de 2022 traz mensagem de esperança
>>> 2º Domingo do Advento de 2022 chama atenção para o olhar que contempla
>>> 3º Domingo do Advento de 2022 nos faz pensar sobre o conceito de paz