Foram 3 anos de preparação e muita expectativa. Previsto para ser realizado em 2020, o 3º Congresso Nacional Pastoral Juvenil Marista foi adiado em decorrência da pandemia. 2023 enfim, chegou. E toda a espera valeu a pena!

300 jovens, espalhados por 50 cidades do Brasil, se reuniram no Colégio Marista São José Tijuca, no Rio de Janeiro, por 4 dias, para uma imersão em liderança, por meio da socialização, da construção da consciência crítica e da solidariedade.

O evento, organizado pela UMBRASIL e as 3 Províncias do Brasil, teve como tema + Ecos e – Egos, um exercício contínuo de espiritualidade, respeito e protagonismo juvenil.

O Congresso foi animado pela Tenda Vocacional, um dos locais mais amados pelos jovens. Localizada no centro do colégio e conduzida por Irmãos do Brasil Marista,  forneceu uma estrutura musical, aconchegante, leve e interativa para trocas de experiências, diálogos e reflexões sobre o papel do jovem no mundo.

Para o Irmão Wagner Cruz, diretor do Colégio Marista São José da Tijuca e anfitrião do evento, estar entre os jovens é o que torna vivo o sonho de Champagnat.

“Cremos no protagonismo juvenil que transcende as diversidades na luta por uma sociedade justa, solidária e fraterna. Cremos no espírito transformador e criativo da juventude que, no amor e esperança, alimenta seus sonhos. Cremos na missão evangelizadora da juventude, Caminho da Civilização do amor!”

1º dia: Instituto, Brasil Marista e PJM conectados

Os jovens foram acolhidos por voluntários das duas unidades maristas do Rio de Janeiro. No primeiro momento foram divididos por Províncias, compartilharam a trajetória, o entusiasmo e o compromisso em pertencerem a esse movimento juvenil tão importante.

Ao longo da tarde, os congressistas foram animados pelos 3 jovens participantes da Comissão Organizadora do Congresso, Brenda Moraes, Gabriel Adami e Gabriel Silva, que não só conduziram, mas planejaram, com maestria, momentos importantes do encontro.

O Irmão José de Assis Elias de Brito, Provincial e Presidente da Província Marista Brasil Centro-Norte, deu as boas-vindas aos estudantes, “é tempo de fortalecer a unidade, agir com fidelidade criativa ao carisma e nos renovarmos sempre. Esse congresso é muito importante. Hoje esse colégio se torna a maior comunidade do Brasil Marista exercitando esse protagonismo juvenil. Somos uma grande comunidade que educa e evangeliza”, ressaltou.

Na acolhida, os jovens contaram ainda com a fala, em vídeo, do Superior-Geral do Instituto Marista, Irmão Ernesto Sanchez e do Vigário-Geral, Irmão Luiz Carlos. Ambos frisaram que a juventude é sinal de esperança para o Instituto, “os jovens podem, com sua presença e palavra, ajudar a igreja a rejuvenescer o próprio rosto”, disse o Superior-Geral.

Para animar o primeiro dia, integrantes da Unidos da Tijuca colocaram todos os congressistas para sambar.

Para fechar o dia com chave de ouro, a mística de encerramento proporcionou uma troca de sementes entre os jovens, trabalhando sustentabilidade e conexão.

2º dia: Peregrinação ao Cristo Redentor

O dia começou cedo. Os congressistas participaram de uma missa exclusiva, no Santuário do Cristo Redentor. A celebração foi conduzida pelo Padre Núbio Montenegro. Para Jordana Eduarda Alves, de Patos de Minas/MG, foi tudo uma grande surpresa “eu vim com zero expectativas e todas foram superadas, foi um momento de conexão com Deus, com os jovens e espero poder viver isso novamente. A missa no Cristo me tocou muito, eu nunca vou esquecer”, ressaltou.

Na volta do Cristo Redentor, os jovens foram direcionados às Comunidades do Saber, que foi uma metodologia utilizada ao longo do evento. São momentos de integração e reflexão sobre os temas debatidos ao longo dos dias do evento, sempre inspirados pela mística da PJM.

Durante a tarde, os jovens contaram com o painel “Que juventudes são essas?”, conduzido pela Irmã Valéria Leal, assessora nacional da Pastoral Juvenil da CNBB. A Irmã abordou reflexões sobre os tipos de juventudes e como elas se comportam, e principalmente como os jovens se sentem enxergados. Para Paola Sophia Rosa, de Porto Alegre/RS esse foi o melhor momento do evento, e exaltou a palestra, “a Irmã usou de várias ferramentas para chamar nossa atenção, aos poucos ela conseguiu integrar todo mundo ao tema”, disse.

 3º dia: Os jovens do mundo

O dia foi uma imersão conduzida por Gabriela Consolaro e Eduardo Brasileiro, assessores de Juventudes.

O bate-papo teve como temas o compromisso com a Casa Comum, usando a Laudato Si como inspiração, aprofundamento em Políticas Públicas, ações para promover bem-estar social e economia de Francisco e Clara.

Para Ricardo Mariz, Diretor Socioeducacional e Evangelização da Rede Integrada de Educação Básica do Brasil Marista, esses debates são muito importantes, “a PJM é sinal esperança, daquilo que já conseguimos fazer em termos de Educação Marista no Brasil, mas também é um sinal da ousadia que ainda nos falta. Então, a PJM nos ajuda a mostrar uma educação que articula sentimento, espiritualidade, ética, compromisso com a vida, ela é um aperitivo do que queremos oferecer para todo mundo”.

4º dia: Missa e despedidas

O último dia contou com uma missa, celebrada por Dom Paulo. Por se tratar do encerramento, os jovens se emocionaram em vários momentos. Felipe Guapyassú Meirelles do Nascimento, do Rio de Janeiro/RJ resumiu o congresso “imagino que manter quase 300 jovens sintonizados por 4 dias, tenha sido um grande desafio, mas a programação do Congresso foi bem variada, eu gostei de tudo, e destaco a confraternização. Foi incrível perceber que não importa o estado, os jovens da PJM estão sintonizados, sabemos todas as músicas e coreografias”, compartilhou.

Delegação PMBCS no 3o Congresso Nacional da PJM

A delegação da PMBCS no Congresso reuniu cerca de 90 pessoas, dentre eles jovens dos Colégios, Escolas sociais e Champagnat, colaboradores e Irmãos Maristas. De acordo com Diogo Galline, especialista de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, houve uma grande expectativa nesse primeiro encontro nacional pós pandemia. “Os jovens queriam muito voltar a se encontrar presencialmente e esta foi uma grande oportunidade”, diz. Além disso, ele afirma que 2023 é o ano das juventudes, uma vez que haverá entre os meses de julho e agosto, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) e lançamento da Rede Mundial de PJM. Assim, o Congresso está conectado com essas importantes agendas internacionais.

 

Mensagem do Superior Provincial

O Ir. Benê enviou uma mensagem especial para todos os participantes do encontro, confira o vídeo: