De 7 a 9 de agosto foi realizado o III Fórum Regional da Região América Sul, na cidade de Luján, na Argentina.

Participantes das doze equipes que compõem a Região América Sul estiveram reunidas, junto aos convidados da Casa Geral, para pensar os próximos horizontes da Região.

Os objetivos do Fórum foram: gerar reconhecimento como parte de uma Família Carismática Global, ampliando as sinergias entre as Equipes e Redes da Região América Sul e produzir insumos e inspirações para fortalecer e expandir os projetos regionais.

Participaram as equipes de: Noviciado, Formação Inicial, Formação Permanente, Animação Vocacional, Pastoral Juvenil, Espiritualidade, Solidariedade e Comunicação, bem como as Redes de Centros de Memorial Marista, Escolas, Economato e Laicato.

Dia 1: Construir

“Somos pedras vivas de L’Hermitage que nasce na Região América Sul”

O III Fórum Regional da América do Sul foi lançado como uma instância de encontro, formação e alinhamento e uma oportunidade para nos reconhecermos na interculturalidade, na internacionalidade, aprofundando a escuta e a abertura ao outro, às suas histórias, que são parte de uma história comum.

Além da presença do Vigário Geral, Irmão Luis Carlos Gutiérrez, do Conselheiro Geral, Irmão Óscar Martín e do Irmão Gregogio Linacero, membro do Ecônomo Geral do Instituto, estavam presentes também os Provinciais de Santa María de los Andes, Irmão Pablo González Franco, do Brasil Centro-Norte, Irmão José de Assis Elías de Brito, do Brasil Centro-Sul, Irmão Vanderlei Siqueira, do Brasil Sul-Amazônia, Irmão Deivis Alexandre Fischer, e de Cruz del Sur, Irmão Raúl Schönfeld, que apresentaram seus pontos de vista sobre o processo de colaboração, solidariedade e interdependência que começa a ser realizado na Região.

O Ir. Luis Carlos fez uma apresentação detalhada do núcleo conceitual que o MIMA III nos dá, a título de registro, para orientar o curso da missão em sintonia com as intuições do Instituto e as necessidades emergentes da Região América Sul.

No encerramento do Primeiro Dia, Angelo Ricordi, da Província Marista Brasil Centro-Sul, compartilhou com o público o fruto de uma diligente investigação, aproximando-nos da essência de L’Hermitage com tudo o que ele tem muito especialmente para comunicar a nós neste momento de nova construção e transformação.

Dia 2: Viver

“Faça tudo o que Ele lhe disser” (João 2)

O segundo dia do Fórum, teve como primeiro orador o Ir. Luis Carlos, Vigário Geral. “Liderança Servidora e Profética, sua formação e sua ligação com a MIMA III” foi o tema escolhido para a palestra.

Em seguida o Irmão Alberto Aparicio (PMCDS), membro do Comitê Regional da Região América Sul e da Equipe de Formação Permanente, traçou a origem e evolução do processo de integração da Região e referiu-se aos Fóruns anteriores (2019 e 2021), dando conta das conquistas alcançadas e das expectativas a serem atendidas.

O Irmão Gregogio Linacero, Assistente do Ecônomo Geral, por sua vez contribuiu com as opiniões dos Secretariados do Governo Geral sobre a realidade da Região América Sul em cada uma de suas áreas de missão e transmitiu a perspectiva de interação inter-regional e articulação com a Administração Geral também crescente em termos de globalidade.

À tarde foi anunciado o Plano Estratégico da Região 2023-2025 e os participantes do Fórum começaram a partilhar os Projetos das respetivas áreas e a pensar no seu impacto no Plano.

Dia 3: Sair em missão

“Nossos corações não ardiam enquanto ele nos falava no Caminho…?” (Lucas 24:32)

O último dia do III Fórum Regional da América Sul seguiu com o Irmão Óscar Martín, Conselheiro Geral do Instituto, que fez uma apresentação focada precisamente no futuro da Região.

Por fim, o Irmão Luis Carlos Gutiérrez, em nome do Irmão Ernesto Sánchez, do Governo Geral e dos seus, dirigiu aos maristas reunidos no templo algumas palavras sinceras de Envio que, juntamente com a oração, a bênção e o abraço final, resumiram e confirmaram o valor do encontro histórico.

Depoimentos

O Irmão Anacleto Peruzzo, explica que o Fórum Regional acontece a cada dois anos. Conta, ainda, que a mensagem dos Provinciais, no primeiro dia do encontro, deu muitas esperanças a todos sobre a caminhada da região. “Os Provinciais convidaram a todos, a caminhar com passos firmes e a oferecer o melhor de si mesmos de suas províncias para a região. O Ir. Raul, Provincial anfitrião, disse que o fórum era um momento importante para nos reconhecermos como família com uma mesma vocação e missão. O Ir. Vanderlei, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, comentou na ocasião que existem muitas debilidades nas Províncias, mas também, muitas fortalezas para impulsionar a região.

Já o Irmão Benê Oliveira, como Irmão-companheiro da caminhada da RAS nos últimos seis anos e meio, saudou cada um(a) com muita gratidão e exaltou, com os mais nobres sentimentos humanos, fraternais e regionais, o engajamento e o compromisso de todos(as) com o crescimento e o desenvolvimento da RAS. Por fim, afirmou que esse encontro em Luján foi memorável, pois os trabalhos do fórum encontraram-se assentados na “construção do sonho de Hermitage – integração, identidade e formação”, na “vivência da sinergia em prol da missão regional – equipes, projetos, alinhamentos futuros” e nos ideais da “Família Carismática Global como região em saída”.