O segundo capítulo do livro Nossos Superiores Gerais – publicação do Memorial Marista que compreende biografias dos dez primeiros sucessores de Marcelino Champagnat – apresenta a história do Ir. Louis-Marie, que esteve à frente da gestão de 1860 a 1879.

Angelo Ricordi, colaborador do Memorial Marista que participou da edição da publicação, elaborou o resumo a seguir, abordando as principais fases da vida deste Irmão que foi formado pelo próprio Padre Champagnat e teve um papel fundamental na trajetória de crescimento do Instituto.

Irmão Louis-Marie (2º Superior Geral, 1860-1879)

Pierre-Alexis Labrosse nasceu em 1810, em Ranchal, no Departamento do Ródano (França). Foi seminarista em Verrières e Lyon. Em 1831, após decisão de não continuar os estudos para o sacerdócio, ingressou no noviciado dos Irmãos Maristas, em l’Hermitage, e passou a se chamar Irmão Louis-Marie. Em 1839, foi eleito primeiro Assistente no governo do Instituto. Estava com 29 anos de idade. Em 1860, no III Capítulo Geral, o Irmão Louis-Marie foi designado como Vigário Geral e, em 1863, foi eleito Superior Geral.

Seu governo foi marcado por grande capacidade administrativa. Ao constatar o surpreendente crescimento do Instituto, intuiu a necessidade de colocar a Casa Geral em local mais adequado do ponto de vista da logística administrativa. Assim, foi ele que teve o mérito de construir a casa de Saint-Genis-Laval, próxima da cidade de Lyon, que se tornou, a partir de 1858, a nova Casa Geral do Instituto, em substituição da casa de l’Hermitage.  

Em 1863, obteve o reconhecimento da Santa Sé para as Constituições do Instituto. Seu governo consolidou a expansão iniciada por seu antecessor, Irmão Francisco, e foi marcado por grande capacidade de interlocução com diferentes públicos: Irmãos, Governo francês e Santa Sé. 

O Irmão Louis-Marie faleceu em Saint-Genis-Laval, em 1879. 

Leia mais

O texto que trata do segundo Superior Geral do Instituto foi escrito pelo Ir. Jean Emile e já está disponível para leitura. Acesse a versão digital do segundo capítulo do livro Nossos Superiores Gerais