Entre os dias 18 e 21 de janeiro, ocorreu o Encontro Vocacional Marista (EVOMAR), nas dependências da Comunidade Marista Paranaense, em Curitiba. Com o tema “projeto de vida e missão Marista”, a atividade reuniu vocacionados da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), Irmãos Maristas e Animadores Vocacionais.
O evento contou com a presença de sete jovens vindos de Caçador, Curitiba, Criciúma, Dourados, Ponta Grossa e São Paulo. Já os Irmãos participantes foram: Marcondes Bachmann, Bruno Marcondes, Carlos Henrique, Edicarlos Coelho, João Batista Pereira, Lauro Darós e Rafael Ferreira, o coordenador do encontro. Dos animadores vocacionais estavam: Diogo Galline, Erica da Silva, Josias Fritz, Michel de Faria e Talita Covatti.
Com início no dia 18, quinta-feira, o dia contou com dinâmica de boas-vindas, apresentação da equipe e dos jovens vocacionados, além de atividades relacionadas à autoconhecimento, dinâmicas interativas, momentos de formação e discussão sobre a missão marista no mundo, com o Irmão João Batista.
No dia 19, sexta-feira, os participantes aprofundaram-se na história de Marcelino Champagnat e do Instituto Marista com uma visita ao Memorial Marista, à Residência Marista do CMC e à Casa Provincial Marista. Também puderam conhecer alguns espaços da cidade, como o Jardim Botânico e o Museu do Olho. À noite, desfrutaram de um jogo temático sobre a vida Marista.
Sábado, dia 20, foi dedicado a discussões sobre projeto de vida com o Irmão Bruno Marcondes pela manhã e, à tarde, visita ao Lar Marista dos Idosos, em São José dos Pinhais (PR). Lá, puderam conhecer as mais belas histórias de vidas inteiras doadas à missão Marista.
Já no último dia, foram realizadas conversas individuais entre os Irmãos e os vocacionados acerca de suas jornadas vocacionais. O encontro foi concluído com uma missa, na paróquia São Pio X.
De acordo com Diogo Galline, coordenador de Identidade, Missão e Vocação, embora o EVOMAR tenha terminado, o acompanhamento desses jovens à vida Marista continua, com a esperança de que perseverem na caminhada vocacional.
De acordo com Iago Corrêa, jovem vocacionado de Dourados (MS), esse encontro foi maravilhoso. “Conheci pessoas novas e aprendi um pouco mais sobre a história de São Marcelino. O mais importante foi que passei a amar ainda mais a Boa Mãe”, afirma. Quanto à experiência que teve com os Irmãos, diz que se sentiu muito acolhido na casa, como se eles fossem amigos de longa data.”
Por fim, o Irmão Provincial, Ir. Benê Oliveira, destaca a importância da dinâmica do acompanhamento e do discernimento na Animação Vocação. “Vamos em frente na construção da cultura vocacional como a melhor resposta à frustração vocacional típica dos nossos dias; uma resposta modesta e discreta, mas bem-disposta e eficaz, que trabalha o acompanhamento e o discernimento para atingir o coração dos jovens. Os números e os resultados são importantes, mas é sempre Deus quem toma a iniciativa, que ama e continua a chamar, a escolher, preparar e enviar!”, diz.