Saúde Emocional foi o tema do “De Propósito”, que foi ao ar no último sábado, dia 28 de janeiro. Franciele Maftum, psicóloga e Mestre em Neurociência, foi a convidada para discutir sobre o tema. A criadora do projeto ‘Equilibre-se’ explicou por que é importante cuidar da saúde. Além disso, falou sobre a relação entre saúde mental e neurociência.

Com o propósito de curar o mundo, Franciele acredita que a terapia é para todos, porém em momentos específicos. Por exemplo, a necessidade de ajuda para se conhecer ou quando ocorre uma mudança de vida.

Saber o que sente e como lidar com o que sente é algo extremamente novo. Mas, a neurocientista afirma que todas as emoções têm um ponto de partida, a aceitação.

Mas, como regular as emoções e os sentimentos?

Primeiro, vale entender a diferença entre emoção e sentimento explicada no programa “De Propósito” no último sábado. A psicóloga explicou que emoção é o que o corpo sente e a sua reação ao que acontece em volta. Já o sentimento é a interpretação que se dá ao fato que ocorreu.

“Tem método pra lidar com tudo” diz Franciele. Para raiva, por exemplo, as estratégias variam entre, tomar um copo de água, fazer uma caminhada ao ar livre ou até mesmo conversar com alguém. Já para regular a tristeza, o movimento do corpo é o mais recomendado.

O programa “De Propósito” com o tema sobre saúde mental, contou com a participação do Ator Vitor Berti e com a participação do Irmão Miguel Fernandes, Diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, no quadro “Pronto Falei” sobre a importância do autoconhecimento.

Afinal de contas, como você lida com os sentimentos?

Programa “De Propósito”: terceira temporada

O programa, criado em 2021, já está na terceira temporada. Trata-se de uma iniciativa do Brasil Marista, fruto da parceria entre a Evangelizar e a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) com o apoio da FTD Educação. O “De Propósito”, vai ao ar todo sábado, às 19h, na TV Evangelizar e em suas redes sociais.  Os episódios apresentam histórias de pessoas transformam o mundo de alguma maneira.

Acesse também

Juntamente com esse episódio, assista a primeira e a segunda temporada para conhecer um pouco mais desse projeto. Todos os episódios estão disponíveis na página especial do programa.