Chegamos ao mês de agosto, período do ano em que a Igreja Católica chama atenção para as vocações. Por isso, ao longo desse Mês Vocacional, nós também queremos falar de caminhos que proporcionam realização plena. Caminhos que contribuem para a construção do Reino de Deus. E, certamente, para um mundo mais justo e fraterno.

2021 - Semana Vocacional Marista - Mídias Sociais - Publicação 1_3Vem aí a Semana Vocacional Marista 2021 

Desde 2014, o Grupo de Trabalho (GT) da Animação Vocacional da UMBRASIL – composto por integrantes das Províncias Maristas do Brasil (Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia) – promove processos e iniciativas conjuntas. Esforço coletivo a fim de proporcionar a vivência do carisma e empreender ações para despertar escolhas, adesão e amadurecimento de vocações para o Instituto Marista, para a Igreja e para a sociedade. Sobretudo, com intuito de criar uma cultura vocacional que perpasse a vida dos seres humanos, de forma íntegra e dinâmica. 

Dessa forma, todo mês de agosto o Brasil Marista também vivencia a Semana Vocacional Marista. Momento de refletir sobre os chamados de Deus nos mais diversos contextos e propósitos de vida. Caminhos que convergem para o serviço da missão e para a vivência de nosso carisma e de nossa espiritualidade

Compromisso e prática

Em 2021, o tema da Semana será: “Vocação Marista: Compromisso de amor”. Complementado pelo lema: “O que eu posso fazer para tornar o mundo melhor?”

A saber, a escolha tem palavras do Evangelho como fonte de inspiração: “Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração” (Mt. 6,21). Além disso, o lema está diretamente sintonizado com a Campanha da Fraternidade deste ano. 

Confira o vídeo teaser:

 

Programação

O GT preparou uma série de materiais e atividades para promover o debate no mês de agosto, em todas as frentes de atuação do Brasil Marista, sobre a temática da vocação. 

A Semana Vocacional Marista 2021 (SVM21) contará com uma vasta programação que potencializará diálogos sobre o despertar em todos os seus significados. Despertar é estar consciente diante da própria vida e de tudo que a cerca. É viver com o máximo de atenção o momento presente. É a capacidade de estar atento diante da realidade que nos toca cotidianamente, e assim, poder ser presença significativa onde estivermos. 

>>> Clique aqui para acessar o texto base da SVM21 (pdf)

Música da Semana Vocacional Marista 2021

Sem dúvida, a música deste ano nos recorda o que significa seguir uma vocação marista. Bem como a esperança que cada “sim” ao chamado de Deus representa. Tudo isso com a alegria de fazer parte de um propósito tão bonito e transformador.

 

>>> Saiba mais sobre a SVM21 no site: vocacionalmarista.org.br