As atividades, que terão início nesta segunda (12) e seguem até sexta (16), são inspiradas na pessoa de Maria
Você já parou para refletir sobre o verdadeiro sentido de sua vocação? Nesta semana, de 12 a 16 de agosto, a Semana Vocacional Marista 2024 convida jovens de todo o Brasil a explorar essa questão essencial, promovendo uma vivência autêntica e comprometida com seus propósitos de vida. Com o tema “Vocação Marista: Coragem e Profecia”, a iniciativa faz parte do Mês Vocacional e será realizada em diversas unidades da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).
A iniciativa aborda a importância de responder ao chamado de Deus com um coração aberto e corajoso, marcando a continuidade do tema do ano passado (coragem e profecia), que destacou a importância do ‘sim’ na jornada. Em 2024, o foco está em avançar para a ação, inspirando-se na disponibilidade de Maria, mãe de Jesus, com o lema “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). “A coragem e a profecia ainda são muito necessárias para transformar o mundo em um lugar melhor”, esclarece Diogo Luiz Santana Galline, coordenador de Animação Vocacional da PMBCS. “Queremos que os jovens se inspirem na figura de Maria para colocar-se a serviço de Deus e da comunidade.”
O Ir. José Augusto Wendler acrescenta que essas virtudes estão profundamente conectadas com os ensinamentos de Maria. Ele destaca que a Boa Mãe nos inspira a sermos coerentes e corajosos com o projeto de Deus, desafiando-nos a sair da nossa zona de conforto e a ir além do habitual. “Maria nos coloca em contato direto com a humanidade de Deus e nos ensina a construir o Reino de Deus aqui e agora. Na animação vocacional, interpretamos o convite de Deus para sermos construtores de um mundo de paz, amor e solidariedade aqui na Terra.”
Durante a semana, os animadores vocacionais Maristas oferecerão, em parceria com as pastorais maristas e organismos eclesiais, uma série de atividades que vão desde reflexões espirituais até workshops interativos, todos com o objetivo de encorajar os participantes a refletirem profundamente sobre seu chamado e vocação. O Centro Marista de Juventudes (CMJ) também ofertará uma série de atividades de cunho vocacional aos jovens de Itapejara D’Oeste e região.
“O objetivo é estimular uma mudança de perspectiva de vida. É uma oportunidade para que os jovens possam olhar para si mesmos e para o mundo ao seu redor, fortalecendo a dimensão do “ser” em vez de focar apenas no “fazer””, destaca Galline.
Uma vida com sentido
A Semana Vocacional Marista 2024 não é apenas uma oportunidade para a reflexão, mas também um convite para uma transformação pessoal e comunitária. Ao colocar a coragem e a visão profética no centro das atividades, o evento busca estimular os jovens a se engajarem ativamente na construção de um mundo mais justo e solidário por meio da vocação marista, refletindo o compromissocom o serviço e a missão.
Como novidade, destaca-se a ampliação dessas atividades em toda a província, com um enfoque especial em utilizar uma linguagem atrativa que ressoe com a vida desses próprios jovens. O objetivo é garantir que as ações não sejam distantes da vivência dos participantes, mas que, ao contrário, estejam alinhadas com suas realidades e que faça sentido aos seus projetos pessoais e comunitários.
Formação contínua
Apesar da criação da Semana Vocacional, é fundamental o entendimento de que a vocação é uma reflexão constante e diária, e que todas essas atividades servem para fortalecer e evidenciar a temática, com o desejo de que a cultura vocacional seja perene e integrada ao cotidiano.
“A intenção é criar uma cultura vocacional que se manifeste continuamente ao longo do ano, com a temática presente em todas as atividades e reflexões. Queremos promover um mundo onde as pessoas atuem com propósito e sentido, considerando o coletivo e aspirando a um mundo melhor e uma vida que realmente vale a pena ser vivida”, lembra Galline.
O que esperar da Semana Vocacional 2024
Durante a Semana Vocacional Marista 2024, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar na temática com uma série de atividades que promovem o despertar, o discernimento e o cultivo da própria vocação. “Queremos que os participantes se sintam inspirados a dar passos concretos em sua jornada vocacional, munidos de coragem e com uma visão profética”, diz.
Conheça as atividades:
- Palestras inspiradoras: líderes e especialistas compartilharão suas experiências sobre a importância de viver a vocação com coragem e uma visão transformadora.
- Oficinas interativas: sessões práticas permitirão aos jovens explorar e desenvolver suas habilidades e conhecimentos vocacionais.
- Momentos de oração e reflexão: espaços dedicados para introspecção e oração, ajudando os participantes a se conectarem mais profundamente com sua vocação e espiritualidade.
- Espiritualidade na trilha: retiros desenvolvidos em meio à natureza, aos moldes do Caminho de Santiago, para que os participantes possam refletir sobre sua vocação.
“Esperamos que eles saiam não apenas com uma compreensão mais profunda de sua vocação, mas também com a coragem e a profecia necessárias para viver esse chamado de forma significativa”, diz o coordenador de Animação Vocacional da PMBCS. “A expectativa é que os jovens sintam-se renovados e motivados para seguir seus caminhos vocacionais com clareza e entusiasmo”, completa Galline.
Saiba mais sobre o evento no site da Província Marista Brasil Centro-Sul e prepare-se para uma experiência transformadora!