De 15 a 21 de agosto, está sendo realizada a Semana Vocacional Marista 2022. Ou seja, período em que a Província Marista Brasil Centro-Sul e demais Províncias do Brasil Marista promovem esforços conjuntos pelas vocações, norteadas pelo tema “Maristas de Champagnat: Comprometidos com o cuidado da vida”. Bem como pelo lema “Ousemos cuidar da vida”. 

Além disso, neste ano, a Semana também ajuda a compor a programação do Ano das Vocações Maristas. Dessa forma, em todas as instâncias, os Maristas de Champagnat seguem atentos às necessidades de continuidade da missão. E buscam compartilhar com cada vez mais pessoas o carisma que São Marcelino Champagnat nos confiou.

Semana Vocacional

Chamado do Superior Provincial

Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, destaca que as vocações “precisam de atenção, de cuidado e de cultivo de novas semeaduras se quisermos que o jardim floresça, assim como fez Champagnat durante os períodos difíceis, quando as vocações eram escassas”. 

Como parte dos materiais desenvolvidos para estes dias tão especiais da Semana Vocacional, o Irmão escreveu uma carta dedicada principalmente às juventudes. Tanto aos próprios jovens quanto àqueles que desempenham o papel de acompanhá-los e acolhê-los.

“Muitos jovens esperam que os ajudemos a descobrir e a fazer valer os dons que Deus lhes deu, porque Deus tem muito a ver com os jovens e com sua alegria. Os jovens sabem que nem sempre serão jovens. Por isso, têm pressa em tirar o máximo proveito da sua juventude, mas querem abraçar um projeto de vida. É nosso dever compreender isso e colaborar com eles nesta aventura. É muito importante que sejamos capazes de aportar algo para esse importante itinerário de vida dos jovens, cheio de possibilidades e de criatividade. Recebemos de Deus na criação a capacidade para crescer e multiplicar, amadurecer, construir e edificar sociedades e comunidades. A juventude é o tempo em que estas possibilidades são testadas”, ressalta.

>>> Acesse a carta na íntegra (pdf).

Cuidar e gerar vida Marista

Em seguida, assista também ao recado em vídeo do Ir. Benê Oliveira, sobre os significados do Ano das Vocações Maristas e das potencialidades das juventudes. 

>>> Leia também: Os jovens e a Praça da Vida Marista