Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, a equipe de Animação Vocacional (AV) da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) se reuniu, em Boracéia (SP), para projetar o novo ano de trabalho, com o objetivo de apresentar a vida do Irmão Marista como um caminho vocacional de sentido e serviço.

A equipe regional de São Paulo, sob a coordenação do Irmão Nathan da Costa, acompanhada pelos analistas Emily Giovanna Vieira De Souza, Felipe Henrique Santos Peixoto, Michel Dutra de Faria e Francisco Alejandro Serrano Wellman, realizou visitas à Escola Champagnat de Espírito Santo do Pinhal, aos Colégios Gloria e Arquidiocesano, e às Escolas Sociais Irmão Lourenço e Justino.

Durante essas visitas, a equipe promoveu diálogos fraternos com as lideranças colegiadas e pastoralistas, apresentando os projetos e novidades da Animação Vocacional. A imersão na realidade de cada comunidade educativa fortaleceu vínculos e reafirmou o compromisso de apoio ao caminho vocacional, com especial atenção à vocação religiosa do Irmão Marista.

Com escuta atenta e coração aberto, o grupo acompanhou os sonhos, desafios e expectativas das comunidades, reforçando o propósito de estimular processos vocacionais que inspirem novas respostas ao chamado marista.

No mesmo espírito de diálogo e formação, no dia 11 de fevereiro, o Irmão Carlos Henrique Oliveira conduziu uma reunião com o setor de controladoria da FTD, Matriz São Paulo. O encontro teve como objetivo refletir sobre a vocação do Irmão Marista, proporcionando uma rica troca de experiências. Questões sobre a vocação, o Instituto Marista e o papel da Igreja foram abordadas de forma profunda e esclarecedora, contribuindo significativamente para o aprendizado dos participantes.

Que essa missão, entrelaçada com fé e esperança, ilumine corações e desperte nos jovens o desejo de uma vida inspirada no carisma de Marcelino Champagnat. Seguiremos juntos, semeando a cultura vocacional, para que essa obra floresça e dê frutos abundantes em nossa missão educativa e as diversas frentes de missão.

Depoimentos

Para Mariana Fardini, do setor de controladoria da FTD, foi muito inspirador, pois uma vida sem propósitos, sem disciplina e objetivos, torna-se uma vida mediana. “Acho interessante fazer a diferença onde quer que você esteja”, diz.

Já Gabriela Delgado Medici, pastoralista do Colégio Marista Nossa Senhora do Gloria, explica que a visita da equipe de AV foi importante em dois aspectos principais. “Primeiro, nos possibilitou conhecer e aprofundar os projetos vocacionais que estão sendo desenvolvidos em diferentes contextos. Segundo, a visita evidenciou a disposição de escuta e acolhida da equipe de AV”, comenta.

Por fim, Vitor Cabral, pastoralista MES Ir. Lourenço, afirma que houve um fortalecimento no aspecto pedagógico e pastoral. “A animação vocacional reafirmou a importância de integrar esse processo ao currículo escolar, criando um ambiente acolhedor e favorável ao autoconhecimento e crescimento dos alunos”, finaliza.