Entre os dias 17 e 21 de março acontece o “Seminário sobre a Proteção da Criança“, em Roma, convocado pela Comissão Internacional para a Proteção da Criança.
Representando a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) estão o Irmão Provincial, Vanderlei Siqueira, o Irmão Vice-Provincial e Diretor de Vida Consagrada Anacleto Peruzzo e Renato Lara, da Diretoria de Auditoria, Riscos e Compliance.
Atividades
O primeiro dia foi marcado pela oração preparada pelo Ir. Óscar Martín, Conselheiro Geral, enfatizando a importância da proteção das crianças e dos adultos vulneráveis. Na sequência, houve a fala do Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral, que destacou a realidade do Instituto e a necessidade de permanecer transparente e responsável ao abordar a questão do abuso no Instituto; e do Ir. Ken McDonald, Presidente da Comissão e Vigário Geral, sobre a situação do Instituto em termos de padrões e protocolos.
Ainda, o Ir. Ben Consigli, Conselheiro Geral e membro da Comissão, fez uma apresentação sobre a definição de vulnerabilidade e de adultos vulneráveis. Ele enfatizou os elementos que contribuem para essa situação, as relações de poder e seu impacto sobre as vítimas.
Já o segundo dia teve a participação de Fernando Domínguez, da Província Mediterrânea, com o tema “Construindo um ambiente seguro “. A partir de uma análise das violências que podem impactar crianças e jovens nas instituições educativas maristas, ele propôs o desenvolvimento da cultura da salvaguarda, composta por políticas, ações de gestão e liderança, processos e ferramentas, e avaliação e monitoramento de dados.
Também, o tema da reparação e do acompanhamento às vítimas foi tratado por Marcela Hormazábal, do Chile (Província Santa María de los Andes). Por fim, Nancy Camillery, do Distrito da Europa Central Oeste, abordou a partir de sua experiência o difícil tema do tratamento dos perpetradores.
O seminário continuará até a próxima sexta-feira, 21 de março.
Depoimentos
De acordo com o Ir. Anacleto Peruzzo, esta dinâmica de encontros e seminários, promovido pelo Governo Geral, é um cuidado que o Instituto tem com todas as Províncias, para que elas melhorem sempre mais seus protocolos de proteção e cuidado das infâncias. E, daquilo que se pode perceber, as províncias estão bem-organizadas nesta questão. “O mais importante é a criação de uma consciência global no Instituto sobre proteção e defesa das infâncias”, afirma.
Já Renato Lara afirma que este é um momento importante e oportuno para refletir sobre a trajetória na Proteção na Província. “Precisamos avaliar em que estágio estamos e quais ações devem ser direcionadas para alinharmos com as expectativas do Instituto Marista e cumprirmos nossa Missão”, ressalta.