Desde o início da pandemia da Covid-19, empresas, instituições e pessoas de todo o mundo têm se mobilizado em uma rede de solidariedade para ajudar os que mais precisam. São ações que contemplam desde a doação de tempo para ajudar o vizinho com as compras do mercado até o fornecimento gratuito de equipamentos para hospitais. 

No âmbito financeiro, considerando quase quatro meses de distanciamento social, as doações chegaram perto de atingir R$ 6 bilhões em todo o Brasil, de acordo com a contabilização do Monitor de Doações.

Corrente de solidariedade

Nesse contexto, surgiu o Solidariedade que aquece, um espaço construído para reunir boas ações e ideias capazes de incentivar outras pessoas a praticarem o bem, sendo assim um meio de educação para a solidariedade. O portal foi criado no início da quarentena, mas agora está sendo relançado, com uma cara nova e mais iniciativas inspiradoras.

“Atuar em favor do bem comum e gerar oportunidades para todos faz parte do jeito Marista de ser. Queremos inspirar pessoas e empresas a manter essa corrente de solidariedade”, explica June Cruz, diretor executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS). 

Plataforma virtual

O portal é dividido em editorias, para facilitar a busca de informações sob diversas perspectivas. A seção Boas Notícias, por exemplo, traz ações realizadas pela comunidade e pelo empresariado para amparar e proteger pessoas em situação de risco. Já a Playlist Solidária apresenta uma série de vídeos, entrevistas e painéis de debate, construindo um espaço de educação para solidariedade.

A editoria Caminho Pastoral, por sua vez, fomenta e compartilha ações de arrecadação e mobilização feitas pela Igreja Católica no Brasil e no mundo. Além disso, algumas campanhas ligadas à Missão Marista também podem ser conhecidas pelos visitantes do portal – incluindo o SOS Vila Torres, que já conseguiu arrecadar 10 mil cestas básicas e atender 2 mil famílias em Curitiba. 

Conhecimento 

O Solidariedade que aquece apresenta ainda pesquisas e relatórios, em um espaço criado para construir conhecimento. São análises sobre cenários, hábitos, saúde mental e impactos que a pandemia vem causando no mundo todo. Certamente são informações que podem embasar tomadas de decisão e ajudar profissionais de saúde, a economia local e a sociedade como um todo.

“O que temos mapeado é apenas uma parcela de todas as ações que estão sendo realizadas ao redor do mundo. A partir desses exemplos, nossa intenção é que mais pessoas e instituições se sintam estimuladas a ajudar quem mais precisa neste momento”, destaca June Cruz. 

Esse espaço virtual é uma iniciativa conjunta da PMBCS, do Grupo Marista e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Conheça e faça parte da iniciativa: www.solidariedadequeaquece.com.br