A Província Marista Brasil Centro-Sul lançou, no dia 17 de novembro, o seu Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical. A iniciativa atende ao apelo do Instituto Marista para que todas as Províncias envolvam leigas, leigos e Irmãos na reflexão proposta pelo Fórum.

O evento contou com a participação de leigos e leigas, bem como de Irmãos Maristas, que a partir de agora iniciam uma jornada que durará até 2024.  A saber, o encontro foi realizado pelo Youtube, com transmissão ao vivo.

Assista ao lançamento:

Para o Superior Provincial da PMBCS, Ir. Benê Oliveira, o início do Fórum atende o XXII Capítulo Geral, que prevê que o futuro do carisma estará baseado em uma comunhão de Maristas de Champagnat.

“Pessoas que estejam plenamente comprometidas, chamadas a caminhar unidas, respeitando a diversidade e a variedade de experiências do mundo marista. Somos todos responsáveis pela vida e missão marista”, reflete. 

Objetivos do Fórum

O Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical tem como lema “Acolher, cuidar, viver e compartilhar nossa Vocação”. Além disso, durante os quatro anos de discussão, terá como objetivos: 

  1. Aprofundar a compreensão da vocação marista laical;  
  2. Revisar e oferecer processos e itinerários de formação e acompanhamento da vocação laical;  
  3. Refletir e propor possíveis formas de vinculação ao carisma marista; 
  4. Conhecer, refletir, explorar e propor possibilidades de estruturas jurídicas (civis e canônicas) para o Laicato Marista.  

Em síntese, esse processo está organizado em cinco etapas. Cada uma com diferentes atividades de reflexão e discussão, por meio de encontros locais e internacionais, nos próximos três anos.

>>> Saiba mais como funcionarão todas as etapas

Quem pode participar? 

Mesmo passado o lançamento, leigos e leigas maristas (ou seja, aqueles que escolhem se aprofundar na Missão Marista e seguir os passos de Marcelino Champagnat) ainda podem participar do Fórum. 

No portal Farol 1817, a PMBCS disponibilizou um curso com dicas de leituras e vídeos que poderão nortear as discussões. Nesse sentido, recomenda-se que sejam formados grupos dentro das Fraternidades, grupos de jovens e colegas de trabalho, para que as discussões sejam mais aprofundadas e diversas. 

Dessa forma, para ter acesso ao material basta fazer a matrícula gratuita neste link

Dúvidas 

Finalmente, em caso de dúvidas, é possível mandar um e-mail para [email protected] e [email protected].