Na manhã desta quarta-feira (16), os Irmãos e colaboradores da Sede Administrativa da Organização Religiosa (OR) participaram de mais uma edição do “Trocando Ideias”, evento organizado pela área de Desenvolvimento Humano Institucional.
O encontro teve como objetivo a apresentação dos 36 livros já publicados pelo Irmão Teófilo Minga, que compartilhou suas obras de forma reflexiva e envolvente.
Séries e obras apresentadas
- Bilhetes para Deus: Série composta por 9 volumes de meditações, escritas em circunstâncias inusitadas. O Irmão Teófilo revelou que costumava redigir suas reflexões durante voos, a 10 mil metros de altitude, enquanto viajava.
- Cartas a Silvana, Emigrante Portuguesa na Suíça: Esta coleção, com 10 volumes publicados entre 2006 e 2016, documenta as atividades pastorais realizadas pelo Irmão com imigrantes portugueses na Suíça, oferecendo um olhar profundo sobre sua experiência pastoral.
- Grupo Pastoral: Com 3 volumes, o destaque foi dado à obra “Letter to Young People”, preferida do autor. O livro aborda 19 temas relacionados à cultura e à religião, com ênfase nos festivais de juventude e atividades pastorais realizadas em Nairobi.
- Pesquisas e Poemas: Esta série inclui títulos como “Marcelino Champagnat – Homem de Deus e Santo da Igreja”, “Sonetos Africanos” e “Poemas Emigrados – Pedaços de Vida”, que foi escrita em apenas 15 dias, enquanto o Irmão estava em Roma.
- Livros Diversos: Composta por 8 volumes, esta série inclui poesias e reflexões. O autor destaca que, após os poemas, insere explicações que servem como chaves de leitura. Entre os títulos, o destaque é “In Memorian – Ir. Tomé e Outros”, uma obra com 280 páginas, sobre Irmãos e familiares do Irmão Teófilo defuntos. Um destaque especial é dado ao Irmão Tomé, da mesma aldeia do Irmão Teófilo. Foi o Irmão Tomé que trouxe o Irmão Teófilo para a Congregação dos Irmãos Maristas.
- Viagens: O Irmão enfatizou a obra “Uma Viagem Intercultural”, composta por 3 volumes. Ele reflete sobre o ato de viajar pode ser. Esse ato pode ser um momento único para pôr em prática a CULTURA DO ENCONTRO, tão privilegiada pelo Papa Francisco.
- Timor: Incluído no Volume III de Bilhetes para Deus, foi escrito em 1999. Este livro aborda o referendo que resultou na independência de Timor-Leste.
Ir. Teófilo Minga: Trajetória e Legado
Irmão Teófilo Minga, nascido em Carção, Portugal, em 1946, é um destacado membro do Instituto Marista, com uma longa trajetória acadêmica e formativa. Licenciado em Matemática e Teologia Dogmática, exerceu o magistério em várias instituições maristas em Portugal, Angola e Suíça. Destacou-se na formação de religiosos no Centro Marista Internacional de Nairobi e em centros de espiritualidade na Itália e Espanha. Foi agraciado como Oficial da Ordem do Mérito pelo Presidente Mário Soares, em reconhecimento por seu trabalho em prol de Timor-Leste e das comunidades portuguesas na Suíça. É autor de 36 livros, entre meditações bíblicas, memórias pastorais, investigação acadêmica e poesia. Atualmente, integra a comunidade marista em Carcavelos.
Vale ressaltar, que durante sua passagem por Curitiba, o Irmão decidiu revelar um segredo que o acompanha há 32 anos, o seu título de Comendador da República Portuguesa. Segundo o Irmão, sempre seguiu com seus deveres durante esses anos. “Preocupei-me de levar a cultura portuguesa, sobretudo por meio do ensino do português, nos lugares onde tenho passado. E sem esquecer da Emigração portuguesa pelo mundo, que continua a me interessar”, afirma.
Depoimentos
O diretor do Memorial Marista, Dyogenes Araujo, destacou que Ir. Teófilo é um dos autores mais profícuos do Instituto, e agradeceu sua contribuição. Ele também ressaltou que os 36 livros do Irmão serão disponibilizados na biblioteca Irmão Francisco, como parte de um esforço para ampliar as obras em português. Também afirmou que todas as obras estão digitalizadas, “é um presente da Província Marista Brasil Centro-Sul para o Instituto”, afirmou.
Por fim, José Leão da Cunha Filho, Diretor Executivo da Organização Religiosa, expressou sua gratidão em nome do Superior Provincial, Ir. Vanderlei Siqueira, pela generosidade e esperança que o Irmão trouxe a todos. “Eu o abraço neste dia”, concluiu.
Acesse as obras do Ir. Teófilo Minga pelo LINK!
Fotos: Diego Henrique Alves