Nos dias 11 e 12 de abril foi realizada, de maneira virtual, a 1ª Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) de 2023, que teve como tema central Um Diálogo entre Educação e Interioridade. A edição, organizada pela equipe do Memorial Marista e da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação, contou com participantes de várias regiões do mundo marista.

 

Um Diálogo entre Educação e Interioridade

O primeiro dia de Oficina contou com a conferência ministrada pelo Ir. Joan Moral, que explica um pouco sobre para quem é seu livro “O conteúdo é pensado para pais e educadores, mas também para adultos que queiram aprender mais sobre a interioridade”.

Ele também explicou a necessidade do desenvolvimento da interioridade no contexto em que vivemos, onde há muita pressa, ruídos, facilidades, e precisamos reaprender a ter paciência inclusive para conosco, para poder aprender e desenvolver tanto a interioridade quanto a espiritualidade.

Também é possível traçar um paralelo entre a Educação Marista e essa necessidade atual de trabalhar a interioridade, Ir. Moral destaca “Eu creio que a espiritualidade, a interioridade, podem ajudar a prevenir a violência nas escolas”. Mas ele também avisa que não é possível em um ano, um mês ou uma semana realizar todo o trabalho de construção de um processo pedagógico que aborde todos os pontos do desenvolvimento da interioridade, mas que para iniciar, deve-se escolher alguns desses pontos, e ir trabalhando cada um deles.

Houve também o resgate histórico de que as Escolas Maristas são escolas que dão oportunidades, onde não deveria haver a punição pela dificuldade, e sim a comemoração por cada ponto aprendido e desenvolvido.

Sobre o desenvolvimento da interioridade no processo pedagógico, ele ainda destaca “Todos os níveis da escola devem estar envolvidos e dispostos para que o trabalho realmente seja feito”.

Ainda neste dia houve o lançamento oficial da publicação em português, que carrega o selo editorial do Memorial Marista.

>>> Acesse o Livro “Um Diálogo entre Educação e Interioridade”

 

A interioridade a partir da perspectiva da prática meditativa e seus benefícios

O segundo dia de Oficina contou com a presença do professor Valcir Moraes, especialista em Educação para a Interioridade na PUCPR, que trouxe uma visão sobre o que é a meditação, como podemos pratica-la e quais são seus benefícios.

Ainda no início de sua fala Valcir nos relembra “meditação não é a cura para todos os males, não é remédio, não é placebo”, ele ressalta que apesar de poder trazer inúmeros benefícios, os praticantes devem estar abertos a experiência.

Ele também trouxe a reflexão de que a “Meditação vai ajudar nas relações com os outros, e também na relação consigo mesmo”, e que ela não é focada nem no passado, nem no futuro, e sim para o meio, que é o hoje, o presente, o agora.

Durante esse processo foi feita uma meditação guiada pelo professor com os participantes da Oficina, onde todos puderam ter uma breve vivência. Após o exercício ainda foram tiradas dúvidas Valcir deixou duas dicas.

>>> Conheça o site de meditação cristã

>>> Conheça a Meditação diária da PUCPR

 

Próximas Oficinas do PHEM

Foram divulgados datas e temas das próximas 2 oficinas que devem acontecer ainda em 2023:

  • 16 e 17 de Agosto – Manuscritos do Padre Champagnat;
  • 09 e 09 de Novembro – Centenários de nascimento do Ir. Basílio Rueda.

As inscrições serão abertas próximo das datas de realização.