Marcelino Champagnat, em sua carta ao Irmão Barthélemy, exalta “Ânimo, meu caro amigo, veja como seu trabalho é precioso diante de Deus”. Assim era a missão de educar para o Padre Champagnat: um precioso trabalho.

A carta 19 traz também outro singelo trecho sobre o trabalho dos Irmãos que estavam à frente das escolas. Diz Marcelino: “Você tem em mãos o sangue precioso de Jesus Cristo. Depois de Deus é a você que seus numerosos alunos ficarão devendo a salvação. Toda a vida deles será o eco daquilo que você lhes tiver ensinado. Esforce-se, não poupe nada para formar à virtude seus corações juvenis. Faça ver a eles que nunca serão felizes sem a prática da virtude, sem a piedade, sem o temor de Deus; que não há paz para o ímpio. Somente Deus pode dar-lhes a felicidade, que é para ele que foram criados. Quanto bem você pode fazer, meu amigo!”.

Esse trecho foi a inspiração para a campanha que celebra o dia 15 de outubro, Dia do Educador Marista. Pensamentos que, há 200 anos, inspiram Irmãos, Leigos, Leigas e colaboradores na educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens.

Desenvolvimento da campanha

“A vida inteira dos alunos
será o eco de seu trabalho” – Marcelino Champagnat

O trabalho de um jovem professor sob os olhares de reconhecimento e admiração de seus alunos. Em sua presença, a luz da sabedoria. Ao redor deles, representações de sonhos sobre o futuro e a construção do conhecimento. A representação da sala de aula vem por meio do fundo verde, que remete ao quadro de giz; e da mesa redonda e cadeiras, comuns em salas de metodologias ativas. Nesta mesa vê-se a clássica maçã, mas também um tablet entre os livros e cadernos.

O clique feito pelo fotógrafo João Borges teve a presença de André Luiz Barreto, professor do TECPUC, e dos alunos Fernanda de Lima Viana, Manoela Gouveia e Thiago Muniz Grochentz, da mesma instituição. As ilustrações que dão o tom da campanha são do ilustrador Caio Beltrão, que traz elementos da sala de aula para a caracterização.

Ficha técnica:

Coordenação: equipe de Comunicação e Marketing Institucional da PMBCS (Elinéia Denis Ávila, Karina Kanashiro e Raquel Leite).

Fotografia: João Borges.

Ilustração: Caio Beltrão.

Direção de arte, diagramação e edição de foto: Diego José Teider.

Diagramação e desdobramento de layout: Deborah Naomi Kosaka.

Casting: André Luiz Barreto, Fernanda de Lima Viana, Manoela Gouveia e Thiago Muniz Grochentz.

Campanhas institucionais 2019

A cada ano, um tema permeia as seis campanhas institucionais trabalhadas na Província Marista Brasil Centro-Sul (Páscoa, Dia da Família, Dia de São Marcelino Champagnat, Dia do Marista, Dia do Educador Marista e Natal). Em 2017, trabalhou-se com o tema dos 200 anos do Instituto Marista; para 2018, a temática escolhida foi o apelo do Capítulo Geral.

Em 2019, as campanhas abordam o viés do Rosto Mariano da Igreja, com foco em serviço. Para a Igreja e para o Instituto Marista, Maria é entendida como a que está sempre a serviço. Marcelino Champagnat mencionava essa questão: pedia para que os Irmãos fossem como Maria, sempre olhando para o outro, a seu serviço em primeiro lugar.