O Irmão Basílio Rueda é lembrado como um homem universal que percorreu diversos países e, com coração atento, proferiu palestras e pregou retiros aos mais variados públicos, de bispos a operários. Em agradecimento pela vida, pela vocação e pela missão desempenhada por este notório Marista de Champagnat, que fazia questão de estar sempre perto dos outros Irmãos, a UMBRASIL lança os volumes II e III da coleção sobre a vida do Ir. Basílio “Homem de Deus”.

O lançamento tem como finalidade oferecer ao público uma fonte original e direta de pesquisa que permita a estudiosos e interessados conhecer a vida e o pensamento de Ir. Basílio Rueda.

O mexicano Ir. Basílio Rueda Guzmán (1924-1996) foi o 9º Superior-Geral do Instituto Marista do qual permaneceu à frente por dois mandatos consecutivos, totalizando 18 anos de fecundo generalato. Com vivaz inteligência e impressionante capacidade de comunicação, era um homem movido por uma fé simples, mas robusta, alimentada na oração e no trabalho. Apaixonado por Jesus Cristo, por seus Irmãos e pela missão marista, dele se pode afirmar que viu e amou com os olhos e o coração de Marcelino Champagnat. Ir. Basílio faleceu em 1996 e, desde 2002, sua Causa de Canonização está em curso. Para muitos maristas, Irmãos e leigos, Basílio continua sendo um tesouro a ser descoberto.

Os volumes II e III da obra fazem parte de uma coleção de três volumes distintos, subdivididos em Cadernos temáticos. Esses Cadernos, elaborados a partir de extratos de sua correspondência pessoal, de cartas circulares e de conferências dadas a Irmãos durante retiros e assembleias ao redor do mundo, contêm, ao menos, parte do multifacetado pensamento de Ir. Basílio e pretendem ser uma forma, ainda que incompleta, de dar a conhecer os mais variados temas sobre os quais ele dissertou no decorrer de seu longo ministério como Superior-Geral.

A coleção, de autoria do Ir. Giovanni Bigotto, foi organizada pela Comissão de Espiritualidade e Patrimônio Marista da Umbrasil e contou com o apoio do Irmão Claudino Falchetto, especialmente nas correções de conteúdo.

Acesse o material:

 Ir. Basílio Rueda – Homem de Deus – V. II

 Ir. Basílio Rueda – Homem de Deus – V. III