Diretamente do Centro Marista Champagnat (CMC), em Curitiba, 21 Irmãos Maristas se reúnem para um momento de decisões importantes e celebrações significativas.
A 21ª Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL teve seu primeiro dia marcado por momentos protocolares fundamentais para a continuidade das atividades da instituição. A sessão iniciou-se com a aprovação da ordem do dia e a conferência dos presentes, garantindo que todos os processos fossem conduzidos com transparência e organização. Em seguida, houve a acolhida dos novos Conselhos, que passarão a contribuir para o fortalecimento das ações da UMBRASIL nos próximos anos.
Outro ponto de destaque foram as eleições e posses dos novos membros da estrutura administrativa da UMBRASIL. Foram eleitos e empossados o Conselho Superior, a Diretoria e o Conselho Fiscal, incluindo seus suplentes. A composição dessas instâncias reforça o compromisso da instituição com a gestão participativa e alinhada às necessidades da comunidade marista no Brasil.
O primeiro dia da Assembleia também foi marcado por um momento de grande significado histórico e institucional: a celebração dos 20 anos da UMBRASIL. Durante a cerimônia, foi lançado o selo comemorativo da data, um símbolo que busca homenagear todos os Irmãos, Leigos e Leigas que fizeram parte da trajetória da instituição ao longo dessas duas décadas.
A homenagem reforçou o papel fundamental da UMBRASIL na articulação e representação da missão marista no país, destacando os desafios e conquistas alcançados ao longo dos anos. O evento também proporcionou momentos de reflexão e agradecimento pela dedicação daqueles que contribuíram para a consolidação da instituição.
Ainda dentro da programação, uma formação especial foi conduzida por André de Azevedo, Chefe de Gabinete da PUCPR, abordando o Ano Jubilar e a importância da esperança cristã para a sociedade. A palestra trouxe reflexões profundas sobre o chamado a perseverar na fé e a confiar na ação divina, mesmo diante dos desafios do mundo contemporâneo. “Maria é uma crente que não vive do extraordinário, mas do cotidiano”. Azevedo destacou que a esperança cristã não é passiva, mas uma força transformadora que inspira a construção de uma sociedade mais solidária e fraterna. Afinal, a esperança é compromisso.
Outro ponto importante do primeiro dia, foi a pauta conduzida pelo Ir. José de Assis, da PMBCN e Coordenador Provincial da Região América Sul, sobre a reconfiguração da Região, que representa um processo estratégico de reorganização e fortalecimento da missão marista nos países que a compõem. A equipe responsável pela reconfiguração da Região recebeu a missão de elaborar cenários e propostas estratégicas para a Reconfiguração Regional, com foco na caminhada conjunta das Províncias e no discernimento espiritual. O projeto deve ser desenvolvido com prazos claros e dividido em etapas de curto, médio e longo prazo, com reuniões regulares, divisão de tarefas, desenvolvimento de uma plataforma de comunicação e colaboração, mantendo uma retroalimentação contínua e sendo fundamentado em uma escuta profunda de irmãos, leigos e leigas, além da utilização de métodos como grupos focais e pesquisas qualitativas.
Com um início marcado por decisões importantes e uma celebração carregada de significado, a 21ª Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL segue sua programação, reafirmando seu compromisso com a missão marista em todo o Brasil.
- Ir. José de Assis
- Conselho de Administração (CAD) do Marista Brasil
- 21ª Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL
- 21ª Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL