Dias 18 e 19 de fevereiro, no espaço Champagnat, em Brazlândia (DF), foi realizada a 16ª Assembleia Geral Ordinária da União Marista do Brasil (UMBRASIL), que teve por objetivo dialogar e deliberar sobre os projetos do Brasil Marista, bem como celebrar seus 15 anos.

Com a presença de 17 representantes, divididos entre as Províncias do Brasil Marista e sob o tema: “Rede lançada, Missão Marista fortalecida”, a abertura contou com a acolhida do coordenador de Vida Consagrada e Laicato da UMBRASIL, Ivonir Imperatori, que convidou o grupo para assistir ao vídeo comemorativo do aniversário.

Na sequência, o evento contou com a indicação e posse do novo Presidente do Conselho Superior da UMBRASIL, Irmão Inacio Etges, que foi eleito por unanimidade.

Para a composição do Conselho Superior indicaram-se os nomes dos Irmãos Ataide José de Lima, Antonio Carlos Machado Ramalho de Azevedo, Onorino Moresco, Antônio Benedito de Oliveira e Rogério Renato Mateucci; e os delegados indicados foram os Irmãos Renato Augusto da Silva (PMCN), Odilmar José Civa Fachi (PMBSA) e Délcio Afonso Balestrin (PMBCS), também eleitos por unanimidade.

O encontro contou ainda com a presença do Ir. Alberto Aparício, secretário executivo da Região América Sul.

Sobre a UMBRASIL

A União Marista do Brasil – UMBRASIL, criada em 2005 e sediada em Brasília/DF, é a associação das Províncias Maristas no Brasil, unidades administrativas denominadas Centro-Norte, Centro-Sul e Sul-Amazônia. É uma organização jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que, baseada nos princípios e valores cristãos, representa, articula e potencializa a presença e a ação maristas no Brasil.
Com visão estratégica e de forma colegiada, empreende ações e projetos comuns, existentes e futuros, que geram conectividade e possibilitam resultados otimizados e compartilhados; impulsionando uma grande sinergia entre as pessoas, incidências, projetos, serviços e produtos.

Essa missão é dinamizada na articulação e sinergias que potencializam o carisma, a presença, a partilha de vida, o profetismo, a espiritualidade em todos os espaços de atuação marista, em comunhão eclesial e em diálogo com a sociedade.

Atenta às políticas públicas, a UMBRASIL, representa o Brasil Marista em conselhos e fóruns nas áreas do direito da criança e do adolescente, educação, assistência social, juventude, economia solidária, na busca por transformações significativas e duradouras.