O Encontro Internacional de Reitores Universia 2023 aconteceu de 08 a 10 de maio, em Valência (Espanha), com o tema Universidade e Sociedade, abrangendo sobre o papel da instituição como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável.

O evento reuniu 700 líderes universitários, entre eles o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, para debater sobre três assuntos principais:

  • aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua;
  • promoção do empreendedorismo e da inovação;
  • redes e interconexão entre as universidades.

“O tema Universidade e Sociedade é muito atual e vem ao encontro do posicionamento da PUCPR, de ser uma Universidade de excelência, preocupada com o desenvolvimento integral dos seus estudantes e do impacto positivo na sociedade. Este é um grande evento que demonstra o nosso alinhamento com o pensamento inovador e transformador das grandes universidades do mundo”, diz o Reitor.

Ao final do evento os participantes assinaram uma declaração de comprometimento para que as universidades avancem, em diversas linhas concretas de atuação, no seu propósito de continuar a contribuir para o progresso da sociedade.

Pilares da Universidade

Esses eixos principais do evento também são alguns dos pilares da universidade: o ensino lifelong learning, para que os estudantes continuem o seu aprimoramento profissional e pessoal ao longo da vida, empreendedorismo e inovação para incentivar os estudantes a encontrarem soluções práticas de desafios encontrados no dia a dia e para começarem suas empresas com visão de mercado, a Universidade tem a Hotmilk, incubadora de startups.

Dessa forma, a PUCPR consegue contribuir com as suas iniciativas e de seus estudantes para além dos muros da Universidade. Em seus cursos e eventos, também reafirma seu compromisso de interconexão com as demais instituições de ensino do Brasil e do mundo.

Autoridades participantes

Com 1200 participantes, o evento teve uma fala do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e reuniu 700 Reitores de 14 países. Das instituições brasileiras, além do Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, também compareceram os Reitores da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, da PUC Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, da PUC-SP, Pra. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery, e da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso.

O Congresso também teve a participação do Primeiro-Ministro da Espanha, Pedro Sanches e a Presidenta Geral do Santander, Ana Botim.

Saiba mais sobre o evento