Atendendo a um dos apelos do último Capítulo Provincial, realizado em julho de 2024, os Irmãos Maristas intensificarão sua atuação na Animação Vocacional (AV) em 2025. Atualmente, diversos são aqueles que integram a AV da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), assumindo funções como direção, coordenação provincial, coordenações regionais, articulação local, acompanhamento de vocacionados, entre outras.
Ao longo da primeira semana de fevereiro, oito dos Irmãos, engajados com a AV, participaram do encontro de planejamento da equipe de Animação Vocacional, em Boraceia (SP), com o tema ‘planejar com esperança a AV’. Durante o evento, os participantes puderam contribuir com os projetos, iniciativas e ações nos âmbitos local, regional e provincial. A presença ativa dos Irmãos nesse importante espaço reafirma o compromisso da Vida Religiosa Consagrada com as Prioridades do Triênio e reforça a certeza de que vale a pena ser Marista hoje!
Engajamento na Animação Vocacional
O encontro teve como foco a revisão do plano de ação, à avaliação de projetos e iniciativas e à potencialização do trabalho das regionais da Animação Vocacional. Além disso, buscou estreitar laços entre as frentes de Missão.
Representantes do Marista Brasil também marcaram presença, apresentando a estrutura da área de Identidade, Missão e Vocação. Eles instigaram os Irmãos a repensar a relação e articulação com a gerência, as regionais e as unidades maristas, fortalecendo o trabalho de maneira conjunta e sinérgica.
Próximos passos
Os participantes seguirão com a revisão do plano de ação ao lado de Diogo Galline, colaborador marista e, posteriormente, terão um momento formativo com Rodrigo Melo, especialista em planejamento, que abordará o uso de novas tecnologias para aprimorar o trabalho da Animação Vocacional.
Depoimentos
Para o Irmão Miguel Fernandes, a Animação Vocacional, além de ser uma prioridade da Província, é uma necessidade urgente pela qual todos os Irmãos, Leigas, Leigos, e colaboradores são responsáveis. “Participar do Encontro da Animação Vocacional é renovar nossa esperança e fortalecer nossa atuação como animadores vocacionais”, destaca.
Já o Ir. José Augusto (Gutto), afirma que os dias de planejamento foram marcados pelo olhar para o horizonte com esperança. “Não se trata de planejar apenas o “fazer”, mas para onde caminhamos sem perder a centralidade em Jesus Cristo. Existem ferramentas, metodologias que nos auxiliam a realizar o nosso trabalho. Nada como olhar todo o plano de ação, e reafirmar a nossa missão como acompanhadores e animadores vocacionais”, conclui.