Quase 20 fraternidades e grupos do Laicato Marista, ligados à Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), registraram seus últimos encontros e reuniões de 2024, celebrando um ano de aprendizados coletivos, orações comunitárias e ações sociais em seus territórios e comunidades locais. Os encontros de encerramento foram fotografados e você encontrará, ao longo desse post, todas as imagens desses momentos que marcam o fim de um ciclo!
A força dos leigos na vida da Igreja e no mundo Marista
Os leigos e leigas desempenham um papel fundamental na vida espiritual marista, sendo verdadeiros(as) pilares na construção de uma Igreja mais inclusiva, dinâmica e missionária. À luz da espiritualidade marista, que busca viver o Evangelho com simplicidade e dedicação, os leigos e leigas não apenas compartilham a missão educativa e evangelizadora, mas também contribuem com sua vivência cotidiana, suas orações e ações concretas para fortalecer os valores do carisma de São Marcelino Champagnat.
Para a coordenadora do Movimento Champagnat da Família Marista da PMBCS, Josmari Pauzer, 2024 foi um ano de muitas ações, formações e convivências. “Nossa espiritualidade está alicerçada na presença e na comunhão com Deus, que se torna mais perceptível quando interagimos uns com os outros”, comenta.
Fim de ano é momento especial para celebrar!
Celebrar e reunir os leigos em encontros festivos anuais é uma maneira de valorizar essa presença ativa e engajada, permitindo que se reconheçam como parte de uma comunidade vibrante que, juntos, constroem a missão marista. Esses momentos de confraternização, reflexão e oração são vitais para fortalecer os laços de fraternidade, promover a troca de experiências e renovar o compromisso com a missão comum.
Josmari Pauzer acredita que os novos tempos de evangelização e vivência do cristianismo não perdeu a sua essência: ainda é importante estarmos atentos às origens, olhando juntos(as) para o que desejamos construir. “A vitalidade do Carisma Marista se manifesta quando ele é recebido, recriado à luz dos sinais dos tempos e transmitido aos outros. Junto com os Irmãos, somos responsáveis por impulsionar e projetar esse dom de Deus em direção ao futuro”, explica.
Como o Papa se refere aos leigos e leigas?
O Papa Francisco tem enfatizado constantemente a importância do papel dos leigos na Igreja, afirmando que “não se pode pensar na Igreja sem a contribuição dos leigos”, reforçando também que “os leigos são chamados a ser o rosto visível da Igreja no mundo, a trazer o Evangelho para os lugares onde o povo vive, trabalha e se alegra”. Em suas palavras, ele também destaca a “cultura do encontro”, que busca promover a unidade, a solidariedade e a fraternidade entre todos.
Galeria de fotos
A seguir, convidamos você a conhecer, por meio de fotos, alguns momentos marcantes vividos por fraternidades e grupos laicais maristas ao longo de 2024. Esses registros ilustram a energia e o entusiasmo com que os leigos se reuniram, compartilharam suas experiências e celebraram a vida marista em conjunto.