Sonho de infância que virou realidade. Amizade que começou na escola e segue forte na juventude. Amor pela música que veio de casa e abriu caminhos para a trajetória profissional. Criatividade que transborda alegria e gera identificação do público. Certamente, todos esses elementos fazem parte da história da banda Jovem Dionísio.

Bernardo Pasquali (vocal e guitarra), Rafael Mendes (guitarra), Gabriel Mendes (bateria), Bernardo Hey (teclados) e Gustavo Karam (vocal e baixo) foram alunos maristas. Todos eles estudaram no Colégio Santa Maria, em Curitiba (PR). 

Música que gera conexão

Formado em 2019, o grupo musical já alcançou notoriedade nacional e internacional. Embora a carreira oficial tenha pouco tempo, o que eles chamam de pop alternativo vem conquistando cada vez mais seguidores. Seus clipes publicados no Youtube, por exemplo, ultrapassam a marca de 37 milhões de visualizações. 

Jovens e Velhos Dionísios

A fim de abordar temas presentes na vida dos jovens de hoje em dia, a banda toca composições próprias. E continuou produzindo canções durante a pandemia, enquanto aguarda o momento de voltar a fazer shows. 

Velhos Dionísios

Na primeira fila de admiradores, sem dúvida, estão os pais orgulhosos e bem-humorados dos músicos. O termo que surgiu como uma brincadeira, para nomear um grupo no WhatsApp, logo virou nome de fã clube: Velhos Dionísios. Em seguida, virou também estampa de camiseta para festas entre amigos e familiares, bem como para os shows dos garotos.

De acordo com Mariuze Mendes, mãe do Rafael e do Gabriel, o papel do Jovem Dionísio é proporcionar momentos de felicidade. “O maior orgulho é ver que eles estão compartilhando algo bom e deixando o mundo mais alegre”, destaca.

“O grupo é o que é por causa da casa dos pais, que sempre acolheram os meninos. Isso foi fundamental para eles crescerem”, observa Gilberto Karam, pai do Gustavo. Principalmente a casa de Mariuze e Edson Mendes, visto que eles cederam um espaço para que os filhos e os amigos montassem um local adequado para os ensaios.

Velhos DionísiosEducação marista

Segundo Mariuze, a educação marista foi muito importante para o começo da carreira musical dos garotos. Desde a amizade construída, o aprendizado para enfrentar as adversidades e transitar em diversos espaços, até as aulas de musicalização e a importância que a instituição dá para a arte.

A disponibilidade para ver o outro e se importar está entre as características que Rejane Karam percebe como valores fortalecidos pela formação marista. Além disso, ela chama a atenção para o espírito familiar presente no Santa Maria e na Rede Marista como um todo. Assim como para as “amizades que vão durar para sempre”.

Para Tide e Claudiane Pasquali, pais do Bernardo e do Enricco (empresário da banda), no contato com os fãs, ficam visíveis a solidariedade e a empatia dos “Jovens Dionísios”. “Além disso, eles são muito responsáveis. Têm preocupação comercial e também social. Pra gente, já é um sucesso, porque eles fazem o melhor deles”, conta Tide, que também é ex-aluno marista. 

Do mesmo modo, Claudia Derviche, mãe do Ber Hey, enfatiza o senso de equipe. “O sucesso de tudo é o trabalho em conjunto. Eles são um grupo integrado”. 

De Propósito

De Propósito 

Depois de ler esses depoimentos dos Velhos Dionísios, que tal ver e ouvir os filhos deles? Dessa forma, você também poderá saber de onde veio o nome da banda e conhecer melhor essa amizade. 

Os integrantes do Jovem Dionísio são os primeiros convidados do programa De Propósito, uma parceria entre a Província Marista Brasil Centro-Sul e a TV Evangelizar.

Em breve, o programa vai compor a programação das tardes de sábado da televisão. E apresentará diversas histórias de pessoas que fazem o bem. Cada uma de sua maneira. A exibição do primeiro episódio será no dia 10 de julho, às 14h30

 

>> Ouça o depoimento do Ir. Carlos Wielganczuk, da PMBCS, sobre essa amizade: