Leigas e leigos Maristas de todo o mundo estão sendo convidados a participar do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical, promovido pelo Secretariado Internacional de Leigos, do Instituto Marista. O lançamento do Fórum na Província e no Grupo Marista acontece em 17 de novembro de 2021, às 18h30, de forma online.  

O objetivo do Fórum é refletir sobre a vocação marista de leigos e leigas, seu itinerário formativo e formas de vinculação e de associação. Foi lançado em março de 2021 pelo superior geral, Ir. Ernesto Sanchez, e pelo coordenador do Secretariado, Raúl Amaya. Vai se estender por quatro anos, até 2024, com várias etapas locais e internacionais. No lema escolhido estão as quatro ações características do processo vocacional: “Acolher, cuidar, viver e compartilhar a nossa vocação”. 

A citação bíblica selecionada para inspirar o Fórum é tirada do profeta Joel: “Vossos filhos e filhas profetizarão”(3,1). A imagem de todas as pessoas sendo portadoras do dom da profecia evoca o futuro, a esperança das novas gerações para a fecundidade da missão Marista. 

Trajetória de reflexão e ação

De acordo com os organizadores, o Fórum será uma bela caminhada de quatro anos de reflexão e discernimento compartilhado entre Leigos, Leigas e Irmãos.  

Em suma, os participantes trabalharão temas relativos à vocação marista, com ênfase na vocação laical. Nesse sentido, a programação inclui discussões sobre itinerários formativos, acompanhamento de processos vocacionais, vinculação ao carisma e possíveis estruturas jurídicas para o laicato. 

>>> Saiba mais sobre os objetivos e etapas do Fórum.

Quem pode participar?

O evento é destinado aos leigos que vivem sob os ensinamentos de Champagnat. Principalmente, àqueles que atuam, de alguma maneira, para dar continuidade a sua missão.

Se esse é o seu caso, clique aqui para se inscrever no Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical e ficar por dentro de como será essa ação. Esse encontro será virtual, no canal do youtube do Farol 1817.