O encontro acontecerá de 26 a 29 de janeiro de 2023, no Colégio São José da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e reunirá cerca de 300 participantes do Brasil Marista, pastoralistas, voluntários e convidados do Instituto Marista, Região América Sul, Arco-Norte, Instituições Eclesiais Locais/Nacional e Sociedade Civil Brasileira.

O Congresso existe para reconhecer e fortalecer a caminhada da Pastoral Juvenil Marista (PJM) do Brasil Marista, da Região América Sul e do Instituto Marista. É uma oportunidade de vivenciar a mística e compartilhar ideias que contribuem na formação de adolescentes e jovens. Além disso, o evento celebra a atuação da PJM no que se refere à evangelização de adolescentes.

O 3º CNPJM é uma ação do Brasil Marista, organizado pela União Marista do Brasil (UMBRASIL) em conjunto com jo­vens e colaboradores/as e das três províncias maristas bra­sileiras.

Nos 4 dias de encontro a programação contará com Comunidade dos Saberes, painéis com assessores externos, diálogo com representantes do Instituto em Roma e uma peregrinação ao Santuário do Cristo Redentor. Também fará parte do evento a Tenda Vocacional, um espaço aconchegante, leve e interativo para trocas de experiências, diálogos e reflexões sobre juventudes e vocação.

Há 17 anos, as unidades maristas reúnem grupos de jovens interessados em vivenciar a espiritualidade de forma mais aprofundada. A PJM é um espaço onde as juventudes ma­ristas exercem o protagonismo, experienciam a formação de lideranças por meio da socialização, da construção da consciência crítica e da solidariedade.

Confira aqui como foi o lançamento do 3o CNPJM realizado em setembro de 2022.

Conheça o Hino do 3o CNPJM elaborado com o apoio do Colégio Rosário, da PMBSA.

Delegação PMBCS

A delegação da PMBCS no Congresso reúne cerca de 90 pessoas, dentre eles jovens dos Colégios, Escolas sociais e Champagnat, colaboradores e Irmãos Maristas. De acordo com Diogo Galline, especialista de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, há uma grande expectativa nesse primeiro encontro nacional pós pandemia. “Os jovens querem voltar a se encontrar presencialmente e esta será uma grande oportunidade”, diz. Além disso, ele afirma que 2023 é o ano das juventudes, uma vez que haverá entre os meses de julho e agosto, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) e lançamento da Rede Mundial de PJM. Assim, o Congresso está conectado com essas importantes agendas internacionais.