Com alegria, a Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS retoma o projeto do Vivemar, uma das formações mais importantes para colaboradores maristas se aprofundarem no carisma. Ou seja, na essência da obra que Marcelino Champagnat iniciou e para a qual nos chama a dar continuidade. 

Em suma, o Vivemar 2022 propõe um caminho de amadurecimento humano, cristão e marista. Tanto em sua dimensão pessoal quanto comunitária. E propicia tempo para pensar no próprio projeto de vida, assim como espaço para o despertar da vocação laical marista.

Além disso, o projeto é uma maneira de responder ao apelo do Ir. Ernesto Sanchez, Superior Geral do Instituto Marista, que neste tempo de incertezas e fragilidades do mundo nos provoca a ser lares de luz. Certamente, isso requer disposição do coração e formação consistente e permanente.

Etapas do Vivemar 2022

Agora em novo formato, o projeto tem o objetivo de potencializar a dimensão vivencial. Bem como de oferecer um processo mais orgânico, que envolve os participantes desde o momento da inscrição. 

A iniciativa é destinada a colaboradores leigas e leigos da PMBCS, que têm ao menos dois anos de vínculo com a instituição. E que estão engajados com a obra marista.

Para isso, terá três etapas:

  • 1ª etapa – Pré-Vivemar: momento para motivar, orientar e preparar para o Vivemar. Essa etapa acontecerá presencialmente nas Unidades, em parceria com as equipes de Pastoral, no mês de julho.
  • 2ª etapa – Vivemar: com metodologia interativa e vivencial, por isso será presencial, com todos os participantes reunidos. Acontecerá no Recanto Champagnat, em Florianópolis (SC), de 23 a 26 de agosto.
  • 3ª etapa – ReVivemar: fechamento da experiência com celebração da memória, partilha de experiências e apresentação do Itinerário de Formação Marista para Leigas e Leigos. Será na modalidade online, no mês de novembro.

A saber, os inscritos participarão das três etapas, com o intuito de vivenciar a experiência completa de formação. Em suma, a proposta é que colaboradores de diferentes locais de atuação marista possam se conhecer melhor e, posteriormente, replicar os conhecimentos aos seus colegas nas diferentes Unidades.

Confira o comentário do Ir. Ronaldo sobre a importância do Vivemar:

De volta às origens

Em virtude da pandemia de Covid-19, não houve edição do Vivemar em 2020. Já em 2021, a Diretoria promoveu um encontro virtual chamado de ReVivemar, destinado somente àqueles que haviam participado anteriormente, de uma das três últimas edições. Para, assim, relembrar os aprendizados e conversar sobre como foram as experiências, com o intuito de sempre melhorar os momentos formativos.