O que podemos falar sobre as experiências e as partilhas em comunidade vivenciadas pelos integrantes do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM)? Nada melhor do que saber o que os próprios fraternos nos contam! 

Confira o depoimento de Franciele Marion Gatermann, da Fraternidade São Francisco, em Chapecó (SC).

Experiência em família

“Iniciamos nossa caminhada Marista como colaboradores do Colégio Marista São Francisco, de Chapecó, no ano de 2012 (meu marido César) e eu em 2014. 

No início de 2015, veio um convite do Irmão Ronaldo para conhecer um pouco mais sobre o MChFM, em especial a vida em Fraternidade. 

Nessa época, em Chapecó, havia a Fraternidade Aquilégia Champagnat. E por meio do Irmão Ronaldo, surgiu a ideia de formar uma nova Fraternidade. Nesse mesmo ano de 2015, fomos para o Encontro Provincial, conhecer e nos atentar aos detalhes do que realmente iríamos vivenciar a partir daquele momento. Então, eis que nasce a Fraternidade São Francisco, nome carinhoso em homenagem ao local onde iniciamos nossa caminhada como Maristas. 

Sob a orientação do Ir. Ronaldo, fomos “buscando” pessoas que se identificavam com o carisma. 

No ano de 2016, com as bênçãos de Maria, Boa Mãe, e Marcelino Champagnat, fomos abençoados com a chegada tão esperada da nossa primeira filha, Heloísa, que está sempre conosco nos nossos encontros, acompanhando desde cedo nossa caminhada como família global.

Fraternidade ChapecóAlguns anos se passaram e com ele veio o desafio da pandemia, que nos fez modificar a rotina dos encontros, do presencial para o online. 

Em maio deste ano, com muito planejamento e espera, descobrimos que nossa família estava aumentando. Fomos abençoados mais uma vez por Maria, Boa Mãe, e Marcelino Champagnat. Estamos à espera de mais um milagre divino chamado Isabella.

No finalzinho de 2021, com todos os cuidados necessários, fizemos o encerramento do ano, presencial, com as três Fraternidades de Chapecó:  Aquilégia Champagnat, São Francisco e Vida Feliz. Caminhando com passos curtinhos e cautelosos, estamos retomando os encontros no presencial”.

Franciele Marion Gatermann, César e Heloisa
Fraternidade São Francisco – Chapecó (SC)

Fraternidade São PauloJovens engajados com o carisma marista

Leia também o depoimento do jovem Arthur Santos Oliveira, da Fraternidade Irmão Panini, de São Paulo (SP): 

“Meu nome é Arthur Santos Oliveira, e junto com os meus irmãos Alice, Beatriz e Gabriel, somos animadores da Fraternidade Irmão Panini desde o começo desse ano. Somos estudantes do ensino médio no Colégio Marista Arquidiocesano, e para nós, foi uma experiência muito boa poder animar uma Fraternidade.

Sentimo-nos honrados por receber o convite para essa oportunidade, pois é um compromisso de grande responsabilidade e confiança. Aprendemos muito preparando as reuniões da Fraternidade, já que há um grande planejamento, e estudamos sobre tudo o que envolve a missão marista. Acabamos nos aprofundando nesse aspecto e entendendo ainda mais o sonho de Marcelino Champagnat

Ficamos muito felizes também por trazer esperança para os adultos que fazem parte da Fraternidade, pois quando jovens se engajam em projetos como esse, refletem sobre o que é necessário para fazer do mundo um lugar melhor, e isso é muito importante.

Por isso, procuramos, ao montar as reuniões, inserir aspectos da realidade global. É imprescindível conhecer o que está acontecendo no mundo, pois como vivemos numa era de globalização, o que acontece em um lugar do planeta pode nos afetar. Também, ao conhecer como diversos países lidaram com determinados problemas, podemos nos inspirar e achar modos de ajudar quem precisa na realidade em que vivemos. A missão de Champagnat se espalhou por diversos países, e mostra como é possível unir pessoas de diferentes lugares em prol de uma causa positiva.

Fraternidade São Paulo

Um dos maiores desafios ao preparar os encontros durante a pandemia foi pelo fato das reuniões terem sido online. Ficar muito tempo na tela dos celulares e computadores é bem cansativo, e tivemos que pensar em várias dinâmicas para as reuniões não caírem na monotonia. Mas com o apoio de todos os fraternos, mesmo as reuniões online, foram momentos bem legais de confraternização e união. Mesmo com todo o distanciamento, é importante falar com outras pessoas, mesmo pela tela do computador, já que ninguém consegue passar por uma pandemia sozinho.

O tema do Encontro Regional da Praça da Vida Marista foi “É tempo de cultivar”, e é importante cultivar, ou seja, compartilhar, emoções para inspirar as pessoas ao nosso redor a fazer o bem, assim como Champagnat fazia. E foi isso que nos inspirou como animadores durante esse ano”.

Arthur Santos Oliveira
Fraternidade Irmão Panini – São Paulo (SP)