Entre os dias 18 e 19 de novembro aconteceu o Encontro Provincial de Animadores de Comunidade da PMBCS. O evento teve como objetivo a partilha dos Irmãos Animadores sobre a vida nas comunidades da Província, a apreciação sobre as atividades que os Irmãos têm realizado em seus contextos, a missão dos Irmãos e a mobilização dos Irmãos animadores em sua caminhada.

O primeiro dia de evento foi marcado pela partilha sobre a caminhada das Comunidades, o Encontro Nacional de Religiosos Irmãos e o Relatório Social do Grupo Marista. O destaque do dia foi a participação do Conselheiro Geral, Ir. Óscar Martín. Na ocasião, ele comentou sobre a missão dos Irmãos que é de ser cuidadores da vida em sua essência. Ele ressalta que os Irmãos devem recordar uns dos outros e cuidar uns dos outros para construir fraternidade.

Para o Ir. Óscar é preciso atentar para uma renovação da vida comunitária, compartilhando o melhor de cada um, superando o individualismo, trabalhando em relacionamentos saudáveis e criando mais ocasiões de partilha. “É preciso criar estruturas que cuidem dos Irmãos e favoreçam a vida em comunidade como experiência, fazendo com que as formas de orar, dialogar e se relacionar gerem o sentido de pertença. Assim, todos podem sentir-se em casa e formar um “lar de luz”, explica.

O segundo dia do encontro iniciou com uma celebração eucarística conduzida pelo Pe. Marcial Maçaneiro. Em seguida, houve a partilha das Prioridades da CRB Nacional conduzida pelo Ir. José de Assis Elias de Brito, da Província Marista Brasil Centro-Norte. O evento terminou com um almoço na Comunidade Marista de São José dos Pinhais (PR).

O Ir. Joaquim Sperandio, Animador da Comunidade de Joaçaba (SC) valoriza encontros como esse. “Eles ajudam a manter certa unidade na Província em procedimentos diversos, contribui pra a animação dos animadores com tempos de partilha e de entreajuda; auxiliam a tomar pulso de como está a vida marista nas comunidades”, explica. Além disso, segundo ele, eventos como esse contribuem para a formação pessoal dos animadores especialmente no campo da liderança servidora e apoiam o Provincial ou encarregados a tomarem pulso da vida marista nas bases.

O Ir. João Batista, Animador da Comunidade Interprovincial Marista de Brasília, destaca que os momentos de partilha ao longo do Encontro foram muito importantes, especialmente quando foram apresentados os pontos positivos da vida em comunidade e, também, os que necessitam um olhar atento para melhorar. “Ao escutar um coirmão explicando como ele anima os Irmãos da comunidade na espiritualidade, no apostolado e na Missão, é possível aproveitar ideias dessa partilha para a atuar na Comunidade”, explica. O Ir. João acredita que a animação não é uma função, mas uma Missão, na qual o Irmão está à serviço da comunidade. Ele recorda com carinho e concorda com o Irmão Óscar quando ele altera a palavra “Animador” para “Cuidador” de Comunidades, pois o termo remete à relação que o próprio Pe. Champagnat tinha com os primeiros Irmãos.

De acordo com o Ir. Anacleto Peruzzo, Diretor de Vida Consagrada, o encontro foi bastante produtivo e trouxe muitos elementos para a construção do Projeto de Vida Comunitária em 2023. “Os elementos apontados pelo Ir. Oscar, a partilha feita das Prioridades da CRB Nacional e os dados e fatos que surgiram a partir da fala dos Irmãos foram fundamentais para que pudéssemos construir as comunidades que queremos no próximo ano”, finaliza.