Sabemos que a educação, a inspiração em Maria, a Boa Mãe, e os ensinamentos de São Marcelino Champagnat são temas que movem os Maristas. Por isso, estas são também algumas características da Vida Consagrada Marista, que prevê que cada jovem que deseja seguir Jesus Cristo como Irmão Marista experimente e vivencie os valores cristãos. Essa formação é importante também para temas como os da campanha Prioridades do Triênio.

Quem explica sobre a Vida Consagrada Marista é o Ir. Cezar Cavanus. Ele nos diz que se trata de um sinal da presença de Deus em meio à sociedade, um sinal de que as pessoas se dedicam a Cristo em sua vida e suas atividades, na união com Deus e do jeito de Maria.

“Buscamos levar, por meio do nosso carisma, uma educação de qualidade, que se preocupa com as várias dimensões do ser humano. A proposta Marista propõe uma visão cristã do ser humano e do seu desenvolvimento a partir da evangelização e do diálogo entre fé e cultura”.

Valores, evangelização e defesa de direitos

“Os valores Maristas se constituem em grandes pilares que fortalecem sua missão de formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade”, diz Ir. Cezar.

Esses temas tornam-se importantes para momentos como a campanha Prioridades do Triênio, cujo tema trabalhado neste semestre é a “Evangelização e Defesa de Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens”. Ir. Cezar nos mostra que essa temática da segunda etapa da campanha é uma das razões pelas quais surgiu, há mais de 200 anos, o Instituto Marista.

“Champagnat desejou ardentemente que nenhum jovem passasse por sua juventude e não tivesse oportunidades do seu desenvolvimento pleno. Hoje, é essa nossa responsabilidade como Maristas: procurar sempre estabelecer medidas para a promoção, defesa e controle da efetivação dos direitos de crianças e adolescentes impactados com as inúmeras violências, visíveis e invisíveis, que acabam sofrendo na sociedade”, explica.