No dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, vinha ao mundo aquele que viria a ser o primeiro Papa latino-americano. Filho de pais italianos, em uma família com cinco irmãos. Nesse aniversário de 85 anos, queremos dar graças pela vida do Papa Francisco. E relembrar um pouco da sua história de amor ao seguimento de Jesus.

Inicialmente, o argentino Jorge Mário Bergoglio estudou e se diplomou como técnico químico. Apenas posteriormente encontrou o caminho de sua vocação.

Formação religiosa

A saber, Bergoglio entrou para o seminário de Villa Devoto em março de 1958. E deu início ao noviciado na Ordem dos Jesuítas. No Colégio Máximo São José, em San Miguel, realizou duas graduações. Primeiro em Filosofia, em 1960. Em seguida, Teologia, de 1967 a 1970.

Sua ordenação como sacerdote da Companhia de Jesus foi no dia 13 de dezembro de 1969, com a benção de Dom Ramón José Castellano. Em junho de 1992, Dom Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás o ordenaram como bispo.

Desde 1998, Bergoglio ocupava a função de arcebispo de Buenos Aires. Somente aos 76 anos assumiu a missão de ser Papa da Igreja Católica.

Nos passos de Francisco

Como Igreja e sociedade, o Papa nos chama, certamente, a sermos ativos em relação às transformações que desejamos para o mundo. Com o intuito de atender a esse chamado, a PUCPR e o portal Farol 1817 desenvolveram uma série de minicursos sobre temas emergentes do Pontificado de Francisco.

O acesso aos vídeos formativos é gratuito. Afinal, a iniciativa de aprofundar esses temas está relacionada à missão marista de ser farol que orienta. E também de promover a vivência dos valores do Evangelho. 

Ecologia Integral

Desde o lançamento da Encíclica Laudato Si’, em 2015, termos como Ecologia Integral, Casa Comum e Conversão Ecológica passaram a fazer parte do vocabulário pastoral. Em suma, a proposta é tratar dos significados e origens desses tópicos. Tudo de maneira acessível, a fim de introduzir o tema e estimular pessoas e comunidades à reflexão. Acesse o curso.

Pacto Educativo Global

Quer entender o que o Papa Francisco pensa sobre a Educação e que compromissos ele propõe para os educadores, famílias, Igreja, poder público e membros da sociedade civil? No ano de 2019, o Papa convocou todos os envolvidos com a temática para a reconstrução do Pacto Educativo Global. Conheça os principais conceitos que envolvem o documento, bem como suas origens, de forma simplificada e acessível. Acesse o curso.

Economia de Francisco

O minicurso se orienta em três tópicos: os apelos do Papa Francisco e o surgimento do movimento, a economia franciscana a partir dos contextos e a aplicabilidade dos eixos temáticos. Nesse sentido, o interesse central é possibilitar o conhecimento, para assim motivar os participantes a desenvolverem projetos e contribuições colaborativas em torno de novas formas econômicas. Ou seja, mais humanas, vivas e participativas. Acesse o curso.

 

Que tal homenagear o aniversariante dedicando tempo para ouvir sobre suas ideias? E, além disso, compartilhá-las em sua comunidade?